Inaugurada sede do Projeto Pólen em Macaé

05/06/2009 18:03:50 - Jornalista: Douglas Fernandes

A semana de comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que culminou nesta sexta-feira (5), foi especial para todos setores do município envolvidos nas questões ambientais. Na última terça-feira (2) foi inaugurada na Cidade Universitária a sede do Projeto Pólen, um dos projetos de educação ambiental mais reconhecidos no país. O encontro reuniu autoridades, representantes de ONGs ambientais, do IBAMA, do INEA, do NUPEM, da UFRJ além do vice presidente da Funemac, Joelson Tavares, e o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Maxwell Vaz, e da Petrobras.

Projeto Pólen é um projeto de educação ambiental elaborado e executado pelo Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem), em parceria com a UFRJ e os 13 municípios da área de influência da Petrobras: Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos, São Francisco de Itabapuana e São João da Barra.

Durante o encontro, foi apresentado do Projeto “A aplicação do Plano Diretor como instrumento de Mitigação dos Impactos gerados pela Indústria Petrolífera”, que tem como objetivo contribuir com a implantação do Conselho dos royalties do município para uma efetivação das diretrizes aprovadas na lei que estabelece o Plano Diretor no Município de Macaé. Os sujeitos da ação deste projeto são lideranças socioambientais atuantes no município, representantes das entidades organizadas da sociedade civil e de atuantes em distintos setores da esfera pública.

Em seu pronunciamento,Maxwell Vaz recordou o início do projeto em Macaé e de sua participação em todo o processo que tornou possível a assinatura do termo de compromisso entre o município e o projeto. Representando a Petrobras, Márcia Coutinho agradeceu em nome do gerente de SMS da Petrobras, Cremilson Rangel, ressaltando o comprometimento da empresa com a preservação e educação ambiental.

O coordenador do Pólen, Reinaldo Luiz Bozelli afirmou que a inauguração do pólo marca também o início de uma nova fase, onde o programa ampliará suas ações de educação ambiental. “Estamos começando aqui um novo exercício de projetos ambientais onde nos propomos a buscar soluções para os problemas que afligem a cidade. Estamos diante de um desafio, mas cientes que nossa tarefa será realizada com o apoio de todos os setores”, disse ele.

A parceria do município com o Projeto Pólen iniciou há cerca de dois anos através da assinatura de um termo de cooperação técnica com o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Petrobras. O objetivo foi difundir ações de gestão ambiental em diversos segmentos da sociedade. Desde então o convênio se tornou um marco para o desenvolvimento da consciência ambiental na cidade.

“Pólen é o gameta das plantas e esse projeto vai dar certo com a união do gameta Nupem/UFRJ com os gametas Petrobras e prefeitura”, disse o diretor do Nupem, Francisco Esteves durante a assinatura do termo. Ele ainda acrescentou que o desenvolvimento da cidade deve acompanhar a geração de projetos ambientais. O Nupem será responsável pela formação do corpo técnico cedido pela prefeitura em educação voltada para o meio ambiente.

O Projeto Pólen é classificado como medida mitigadora para o licenciamento ambiental da atividade de ampliação do sistema de tratamento e escoamento do Campo de Marlim, por meio do FPSO P-47, e da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Campo de Espadarte e área leste do Campo de Marimbá, por meio do FPSO Espadarte, localizados na Bacia de Campos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apóia o projeto.