Incubadora de Cooperativas é modelo para outros municípios

02/10/2007 16:34:40 - Jornalista: Catarina Brust

“A Incubadora de Cooperativas é um modelo para outras regiões do Estado do Rio de Janeiro”. Assim a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Kátia Maia, definiu o trabalho desenvolvido pela Incubadora de Cooperativas da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre). A superintendente esteve em Macaé, nesta terça-feira (2), para conhecer o projeto.

O trabalho das Mulheres Artesãs do Lagomar, grupo organizado pela Incubadora de Cooperativas de Macaé que produz artesanato com sobras de confecção de uniforme, foi o que chamou a atenção da superintendente da SEASDH. As necessaires feitas pelas artesãs foram levadas pela gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo, para serem expostas em feira paralela a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Fortaleza, no Ceará. As peças fizeram tanto sucesso que acabaram rapidamente.

- O evento e o Encontro Macaense de Segurança Alimentar e Nutricional na Economia Solidária, realizado em junho, despertou o interesse pelo trabalho da Incubadora. O governo do estado está pensando em fazer um outro evento no município para divulgar o trabalho da Incubadora para outras cidades como exemplo a ser seguido - observou Aline Azeredo.

Na Incubadora, a superintendente, acompanhada de dois assessores, visitou as instalações da cooperativa de Costureiras (Coopcom) e a de Garçons de Macaé (Coopgam) e também se interessou em conhecer detalhes do trabalho da cooperativa de Beneficiamento Solidário do Pescado (Benesca). A Benesca de Macaé comercializa pescado beneficiado, como quibes, almôndegas de peixe e artesanato com escama.

O governo do estado está elaborando o mapeamento de projetos voltados para a geração de trabalho e renda. “O objetivo da nossa visita é conhecer o trabalho da cooperativa, que consideramos uma experiência positiva e um modelo a ser seguido por outras regiões do estado do Rio de Janeiro. É um trabalho organizado, consciente e vai longe. O município tem participação importante nesse processo ao apoiar um projeto voltado à geração de renda. O exemplo da Benesca pode ser aplicado em Angra dos Reis, um município com grande oferta de pescado – disse Kátia Maia.

Incubadora – A prefeitura incentiva o trabalho solidário nas comunidades, por meio da Semtre, com projetos desenvolvidos pela Incubadora de Cooperativas. A Incubadora funciona como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

Atualmente, são desenvolvidos nove grupos de trabalhos com orientação da Incubadora de Cooperativas: a Coopgam, Coopcom, Benesca, Assentamento Prefeito Celson Daniel, Mulheres Artesãs do Laomar, Associação de Parentes, Amigos e Usuários de Saúde Mental (Aspas), Serra em Arte, Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (as mulheres atendidas pela secretaria produzem artesanatos diversos) e Associart.