Indicadores apontam redução da violência em Macaé

08/10/2009 17:49:13 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Reunião conteceu nesta quarta-feira

Indicadores do Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública (NuPESP) apontam a diminuição das incidências criminais na área da 123º DP – Macaé. De acordo com os Indicadores da Área Integradas de Segurança Pública 32 (AISP), o número de homicídios caiu de 10 em fevereiro para apenas dois em julho. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da prefeitura de Macaé, coronel Edmilson Jório, informou que a tendência é de queda em relação aos últimos 18 meses, em que o município chegou a registrar 36 homicídios em um mês.


A informação foi passada durante a 10ª reunião do GGIM – Macaé realizada nesta quarta-feira (7), no Aeroporto de Macaé. O processo para a instalação de novas câmeras de monitoramento na cidade, de acordo com o coronel Jório, já está no Tribunal de Contas do Estado . “A instalação das câmeras deverá começar em dezembro”, informou.

Ao todo, serão 43 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar) serão 28 câmeras e pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), 15 câmeras. “Pelo Prodesmar estamos aguardando parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), e pelo Pronasci, a renovação do recurso pelo Ministério da Justiça (MJ)”, completou o coordenador do GGIM.

A reunião, realizada mensalmente, contou com a participação de representantes da Polícia Federal, da 123º DP (Delegacia Legal), Corpo de Bombeiros, do Forte Marechal Hermes, das secretarias municipais de Mobilidade Urbana e Ordem Pública, do Pronasci do MJ, 32º BPM, 32ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Técnica Científica, entre outros.

Durante a reunião foram apresentadas a Minuta do Regimento Interno do GGIM-Macaé; a relação dos Pontos de Monitoramento do Pronasci/MJ; a Minuta da Lei Complementar de Atualização do GGIM-Macaé; Relação do Desempenho dos GGIs e os dados estatísticos de Incidências Criminais.

Diminuição dos índices criminais

De acordo com os dados estatísticos do NuPESP, os índices criminais em Macaé diminuíram consideravelmente em relação aos últimos 18 meses: zero latrocínio (roubo seguido de morte); 22 roubos de veículos; 96 roubos a transeuntes e dois homicídios. Os dados são do mês de julho.

- Em agosto e setembro também mantivemos as metas estabelecidas pela secretaria de Estado de Segurança Pública. Em outubro, ainda não foi registrado nenhum homicídio. Isso mostra que a estrutura de segurança no município está funcionando -, ressaltou o coronel Edmilson Jório.

De acordo com a Polícia Civil, os homicídios registrados estão em áreas diversificadas e, principalmente, têm origem passional. Representantes do 32º BPM informaram também durante a reunião que houve 100% de aumento na apreensão de armas e no número de prisões.