Índice de Homicídios na Adolescência aponta diminuição em Macaé

22/07/2009 18:57:58 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Delegacia Legal será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 30

Segundo pesquisa realizada pelo UNICEF, Macaé – que no período de 1999 a 2004 era considerada a quinta cidade mais violenta do país em homicídios de jovens – figura em 53º lugar, entre os 267 municípios brasileiros pesquisados com base no ano de 2006. O estudo inédito traduz o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), realizado pela Universidade Estadual do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Observatório de Favelas e o Unicef e demonstram que os índices de violência entre jovens de 12 a 18 anos diminuíram em Macaé.

Dados anteriores da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) já apontavam que o número de assassinatos de jovens em Macaé caíram no governo Riverton Mussi em comparação ao período anterior. Os dados da OEI que constavam do Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros mostravam que no período de 1999 a 2004, Macaé foi considerado o décimo município mais violento e no período de 2005 a 2006, a cidade passou a ocupar o décimo-quinto lugar. Quando foi analisada a taxa média de homicídios de jovens de 15 a 24 anos, Macaé apareceu em quinto lugar do país, de 1999 a 2004, com 187 mortes para cada cem mil habitantes.

O IHA apresenta o risco sofrido por adolescentes, entre 12 e 18 anos, de ser vítimas de assassinato nas grandes cidades brasileiras. Segundo a análise, os homicídios representam 46% de todas as causas de mortes dos cidadãos brasileiros nessa faixa etária. A análise do IHA mostrou também os municípios em que os adolescentes estão mais vulneráveis a esse tipo de violência. Ao analisar os dados dos 267 municípios, os pesquisadores calcularam o risco de um jovem com 12 anos em 2006 ser assassinado até 2012, antes de completar 19 anos. O IHA de Macaé foi de 3,14 para uma população de 21.957 jovens de 12 a 19 anos com número de mortes esperado de 69.

As cidades com índice mais alto de homicídios no estado do Rio de Janeiro são: Itaboraí (11º),Cabo Frio (16º), Rio de Janeiro (21º), São Gonçalo (26º), Belford Roxo (34º), Nilópolis (37º), Queimados (40º), Resende (42º) e Volta Redonda (46º). Para este estudo, foram consideradas apenas as vítimas residentes nos 267 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em 2006. Este banco final inclui o registro de todos os homicídios declarados e mortes causadas em intervenções legais acontecidos contra residentes no município.

Parceria

As parcerias com o governo do Estado e União, o conceito de municipalização da segurança pública e o desenvolvimento de programas sociais são alguns dos itens que contribuem para a diminuição da violência na cidade de Macaé, de acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), tenente coronel Edmilson Jório.

- É uma queda bastante acentuada. Além disso, esses números são de 2006. De lá para cá o município investiu em parcerias com o governo do Estado e Federal, visando melhorar a segurança pública em Macaé. Temos mais viaturas e maior efetivo na Polícia Militar, a Delegacia Legal que será inaugurada semana que vem, a instalação do Sistema de Monitoramento de Câmeras, em parceria com a Petrobras, por meio do Prodesmar, integração do 190. Por meio do Pronasci do Ministério da Justiça a prefeitura criou o GGIM e implantou projetos como o Protejo, Peus e Mulheres da Paz. Os cursos gratuitos profissionalizantes do CETEP e o Projeto Art Luz também são iniciativas que promovem a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social -, observou Edmilson Jório.

Macaé está inserida no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que prevê políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias qualificadas de repressão. A prefeitura de Macaé oferece 64 novos cursos por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep).

Veja o ranking dos municípios com maiores índices de homicídios entre jovens de 12 a 18 anos:

Foz do Iguaçu PR
Governador Valadares MG
Cariacica ES
Olinda PE
Linhares ES
Serra ES
Duque de Caxias RJ
Jaboatão dos Guararapes PE
Maceió AL
Recife PE
Itaboraí RJ
Vila Velha ES
Contagem MG
Pinhais PR
Luziânia GO
Cabo Frio RJ
Ibirité MG
Marabá PA
Betim MG
Ribeirão das Neves MG