Influenza: vacinação segue até o final de junho

16/06/2020 16:36:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arte

Grupos prioritários de todas as fases ainda podem ser vacinados

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) segue até o dia 30 de junho. As doses são voltadas para idosos, profissionais de saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, professores, pessoas entre 55 e 59 anos, entre outros. A Secretaria de Saúde de Macaé já imunizou 56.158 pessoas dos grupos prioritários.

A responsável pelo Programa de Imunização, Luciana Santos chama a atenção para os grupos de gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos, cuja cobertura ainda não atingiu a meta. Foram vacinadas 68% das crianças e 56,80% das gestantes. "É importante procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. A vacina disponibilizada busca imunizar contra três vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B", ressaltou.

Postos de vacinação

Em Macaé, as pessoas cadastradas nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) devem procurar a mais próxima de sua residência. Na Casa da Vacina, além da imunização de rotina, a unidade vem fazendo a administração da vacina contra gripe em adultos e crianças: na segunda, terça e sexta-feira vacinação infantil, na quarta e na quinta-feira, adultos. A Casa funciona de 8h às 17h. Diariamente são distribuídas 100 senhas, a partir das 8h, para os atendimentos da parte da manhã e às 13h para o período da tarde.

A sala de vacina do pronto-socorro do bairro Aeroporto, que atende adultos e crianças com aplicação de doses da rotina e campanha, também montou uma logística diferenciada neste período. A vacinação das crianças pode ser feita na terça e quarta-feira, de 8h às 17h e para adultos, quinta e sexta-feira, no mesmo horário.

A primeira fase da Campanha Nacional foi dirigida aos idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde. Já a segunda fase teve como público-alvo profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde reforça que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Confira aqui os horários de vacinação por unidade.