Informe Campanha de Vacinação contra a Gripe

24/03/2024 17:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Devido às condições climáticas e instabilidade de energia elétrica, a redistribuição das doses no primeiro dia da imunização pode ocasionar atrasos no atendimento.

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, informa que devido às condições climáticas e instabilidade de fornecimento de energia elétrica, as doses da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza), que começa nesta segunda-feira (25), serão entregues às unidades de saúde a partir desta segunda, o que pode ocasionar atrasos no atendimento no primeiro dia da campanha de imunização.

A meta é imunizar até o dia 31 de maio, 90% do público prioritário definido pelo Ministério da Saúde. A vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia Saúde da Família.

O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O Dia D está marcado para 13 de abril. Para facilitar o acesso, a Secretaria de Saúde disponibiliza postos espalhados por toda a cidade para que quem precise se vacinar tenha uma opção mais próxima de casa, além de diminuir a espera nas filas.

As doses são destinadas a crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; trabalhador da saúde; gestantes; puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; quilombolas; Idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, Cartão do Sus, laudo ou receita médica, e caderneta de vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos.

Os acamados acompanhados pelo Programa de Atendimento Domiciliar Terapêutico (PADT) serão vacinados pelo mesmo, já os acamados que não possuem Unidade Básica de Saúde de referência, o familiar pode solicitar a vacinação pelo telefone (22) 2796-1622 ou email: acamadosvacinamacae@gmail.com.