Infraero aprova R$ 120 milhões para obras no Aeroporto de Macaé

09/10/2009 16:15:16 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Arquivo Secom

Aeroporto é o maior da América Latina em pouso e decolagem de helicópteros

Obra considerada fundamental para ampliar negócios e o desenvolvimento de toda a região, a ampliação do Aeroporto de Macaé vai sair do papel. A Infraero já aprovou a verba do governo federal de R$ 120 milhões para obras de melhoria do Aeroporto. A informação foi dada esta semana pelo superintendente do Aeroporto, Hélio Batista, durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada do município.

- As instalações serão ampliadas para melhorarmos o serviço à população. Vamos construir um novo terminal de passageiros. A expectativa é que até 2012 as obras fiquem prontas, disse Hélio Batista.

O secretário de Governo de Macaé, André Braga, lembrou que área necessária para a ampliação do terminal da Infraero foi desapropriada pela prefeitura. “Além de agregar valor logístico no cenário internacional de negócios que Macaé está inserida, outro benefício com a ampliação do aeroporto é o atendimento do transporte de passageiros em vôos domésticos”, comentou.

O Aeroporto de Macaé é o maior da América Latina em pouso e decolagem de aeronaves de asa móvel (helicópteros). São registrados diariamente 150 pousos e decolagens de aeronaves (de asa móvel e fixa) e 1,2 mil passageiros. O movimento no aeroporto é, principalmente, voltado para o atendimento de funcionários que trabalham nas plataformas de exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos.

Diante da perspectiva de aumento de produção na região devido à descoberta de petróleo no pré-sal, tudo indica que a demanda no Aeroporto de Macaé será ainda maior. “A meta é investir na ampliação para que possamos atender um maior fluxo de passageiros. Em 2008, registramos 386 mil passageiros. Em 2009, a tendência é que chegaremos aos 400 mil, como foi registrado em 2007. Em 2008, tivemos 62 mil pousos e decolagens. Esse ano, até agosto, já registramos 39 mil”, completou.