Iniciação à Robótica com novidades no Dia da Educação

29/04/2015 08:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Programa terá mais monitores em parceria com UFRJ

O programa #Inovareaprender da secretaria de Educação contará com mais monitores. Na semana que comemora o Dia da Educação, cuja data alusiva foi terça-feira (28), o programa recebe estudantes do curso de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé).

Os novos monitores vão se integrar ao programa na próxima segunda-feira (4 de maio), alguns dos alunos fazem parte do programa de Extensão Universitária da UFRJ e outros são voluntários. Além disso, alguns ex-participantes do programa que concluíram o Ensino Fundamental no ano de 2014 também serão monitores.

Parceria com a Odebrecht Óleo e Gás, Escola em Ação, Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto ao programa #Inovareaprender da secretaria de Educação, a robótica conta com sete estações de atuação. São elas as unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba) e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros).

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a robótica é um programa que reforça o perfil da educação do século XXI. “O professor deste tempo tem que estar pronto a desafios diante do ensino. Atualmente, os alunos dispõem de muitas ferramentas tecnológicas com respostas imediatas”, ressaltou.

Durante as aulas nas estações de trabalho, os jovens da rede municipal se envolvem na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. Eles utilizam kits didáticos com o auxílio de professores e monitores da UFRJ-Macaé.

O próximo passo do programa é a criação polo #Inovar e Aprender-laboratório criativo, previsto para funcionar na sede da Fábrica da Cidadania, situado na Rua Teixeira de Gouveia.

Outra novidade será a participação dos integrantes no torneio municipal no dia 26 de agosto, e posteriormente na Olimpíada Brasileira de Robótica, em outubro. A próxima etapa será a participação na regional First Lego League-2015, no mês de novembro. Em ambas, os estudantes vão resolver questões do mundo real no projeto de pesquisa.