Iniciadas as Aulas do EJA na rede municipal

23/03/2009 16:08:43 - Jornalista: Douglas Fernades

Nesta segunda-feira (23), começaram as aulas do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) em toda a rede municipal de ensino. As aulas acontecem em 38 escolas da cidade, atendendo cerca de quatro mil pessoas. Alunos e professores foram convocados gradativamente, na semana passada, para que toda a rede iniciasse suas atividades esta semana.

O EJA é um dos projetos do Ministério da Educação implantado pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, que tem como objetivo oferecer à comunidade a iniciação e conclusão de seus estudos, tanto na Alfabetização como no Ensino Fundamental e Médio. O EJA atua em áreas periféricas da cidade, sempre com aulas noturnas.

Os alunos que frequentam as aulas do EJA elogiam o trabalho dos professores. Markson Roberto de Lima, disse estar satisfeito com a qualidade de ensino do projeto. “Só posso estudar à noite e depois do trabalho. O incentivo que recebo aqui para concluir minha formação me dá mais ânimo de ingressar em uma faculdade”, disse o segurança que está concluindo o ensino médio e pretende cursar Educação Física.

Segundo a coordenadora da EJA em Macaé, Leila Clemente, os alunos do programa são geralmente trabalhadores, empregados que não puderam concluir seus estudos pelos mais diferentes motivos. “O EJA oferece a essas pessoas a oportunidade que antes lhes foram negadas, seja por dificuldades sociais ou em imprevistos pessoais. O EJA é uma nova chance e formação”, disse.

Todo o corpo docente do projeto é cedido pela Prefeitura de Macaé. Os educadores possuem preparação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento intelectual dos assistidos. O projeto é baseado no artigo 37 da lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996.

Para a secretária de Educação e vice-prefeita Marilena Garcia, a Educação de jovens e adultos cumpre, de maneira satisfatória, a preparação de todos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. “O estudo é necessário na vida de qualquer pessoa independente da idade. Nossa missão é formar e preparar os alunos da rede municipal para todas as tapas do ensino, do Básico ao Superior”, disse a secretária se referindo a integração do ensino municipal.