Inscrições abertas para capacitação em gestão de saúde pública

20/03/2019 11:00:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Reprodução

Evento será nos dias 28 e 29 de março, inscrições são pelo site

A busca pela melhoria no gerenciamento de recursos voltados para a área da saúde pública é permanente, em Macaé. Nos dias 28 e 29 de março será realizado curso de "Capacitação em Gestão de Saúde Pública", para gestores da rede municipal de Saúde, com ênfase em Lean Healthcare, método que tem como foco o usuário e a otimização de custos e de tempo.

As inscrições podem ser feitas através do site www.nepsmacae.com.

A ação é promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps). Serão realizadas palestras e Workshop com profissionais da Secretaria de Saúde, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com a coordenadora do Núcleo, Sabrina Nunes Barbosa, o objetivo é aumentar o índice de excelência da gestão e capacitar os gestores da saúde para análise de seus indicadores, bem como a implementação de ações com ênfase em Lean Healthcare e conceito de administração.

Ela destaca ainda que o curso é a qualificação dos coordenadores da rede municipal, para que conheçam mais a respeito de conceitos aplicados e utilizados no seu cotidiano, tais como captação e utilização de recursos fonte SUS; monitoramento do ciclo de ressuprimentos de materiais permanentes e de consumo da saúde atendendo aos princípios da Lei 8666/1993, entre outras ferramentas da administração voltadas para a tomada de decisões que visam a redução dos impactos à gestão pública.

As palestras serão ministradas pelos professores convidados: professor PHD Li Li Min (Médico e Professor Titular do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP) e o professor PHD Robisom Calado (Engenheiro e Professor da UNICAMP e UFF) que estarão trazendo para esta capacitação uma nova abordagem de gestão que vem sendo utilizada inclusive pelo Ministério da Saúde, o Lean Healthcare, um conjunto de filosofias operacionais e métodos que ajudam a criar um valor máximo para os pacientes, reduzindo o desperdício e o tempo de espera.

Os palestrantes internos serão: a Coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde e Coordenadora do Neps e da Comissão de Integração Ensino Serviço da Região Norte Fluminense, Sabrina Nunes. Ela é servidora municipal, administradora, professora e pesquisadora com experiência em Planejamento do SUS tendo, inclusive, artigos científicos publicados e tese de mestrado que trata a ecoeficiência em hospitais públicos; também estará ministrando, Denise Cruz, membro da equipe do Neps que possui experiência em Auditoria do SUS, Ouvidoria, sendo advogada e servidora da esfera federal.

Programação

Quinta-feira - 28/03

9h - Abertura;

10h às 12h - Palestra sobre Novas Ferramentas da administração para elevação do nível de qualidade dos serviços prestados;

13h às 14h - Almoço;

14h às 17h - Workshop sobre a nova abordagem de Gestão em Saúde "Lean Healthcare".

Sexta-29/03

9h - Abertura;

10h às 12h - Palestra sobre financiamento do SUS: conhecendo os modelos de financiamento aplicados à Gestão de Saúde Pública Municipal;

13h às 14h - Almoço;

14h às 17h - Palestra sobre Economia da saúde: sistema de ressuprimento na saúde pública.