Inscrições abertas para Conferência Intermunicipal de Educação

22/07/2013 15:48:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foram prorrogadas até terça-feira (23) as pré-inscrições para a II Conferência Intermunicipal de Educação. A programação vai acontecer nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Os representantes das cidades participantes podem se inscrever através do site www.conaerj.com.br. Para o cadastro, basta acessar o link do formulário e também baixar o documento-referência, norteador da conferência.

Já em Macaé, polo seis da etapa intermunicipal, as pré-inscrições também podem ser realizadas presencialmente até o dia 3 de agosto (sábado), data de abertura do evento, que vai acontecer no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho. Para maiores informações sobre a conferência, os interessados podem comparecer na sala 113 da secretaria de Educação, das 9h às 16h.

Para a organização da conferência, a coordenação do Fórum Municipal de Educação (FME) está se reunindo com representantes de municípios participantes. São eles Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu, Quissamã e Rio das Ostras. No encontro são destacados o fortalecimento do processo educacional dos municípios participantes e as atribuições de cada um.

A expectativa da coordenação da II Conferência Intermunicipal de Educação é receber um expressivo número de participantes, que vão refletir, debater e destacar as proposições aprovadas na plenária final da Conferência Municipal de Educação. A etapa intermunicipal será baseada no documento-referência e terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

A II etapa intermunicipal de educação não é apenas voltada para educadores. Podem participar representantes da sociedade civil organizada como estudantes, representantes de setores como movimentos de afirmação de diversidade, articulações sociais em defesa da Educação, movimentos sindicais, instituições religiosas, e também representantes do empresariado, confederações patronais e integrantes do sistema “S” como Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes (Senat). 

Também devem se inscrever profissionais que atuam nos setores de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Superior. Durante a pré-inscrição, os interessados devem escolher um dos sete eixos temáticos do documento-referência que vão ser debatidos.

São eixos dos encontros: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social”.

CONAE - As etapas municipal e intermunicipal precedem a IIConferência Nacional de Educação (CONAE-2014), que será realizada de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. O momento será considerado especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo assim diferentes setores, segmentos e profissionais interessados na construção de políticas de estado.

Durante a Conferência Intermunicipal, a educação brasileira é pautada pela sociedade civil e política, incluindo os organismos de governos. Para isso, serão discutidos sete eixos temáticos e deliberações aprovadas na plenária final daConferência Municipal de Educação. O processo de consolidação e sistematização das deliberações e encaminhamentos das conferências resultarão na elaboração de um documento-base, que conforme aprovação, será enviado para II CONAE.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o fato de Macaé ser polo da Conferência Intermunicipal de Educação destaca a visão e o comprometimento do município em relação às políticas públicas voltadas não apenas para a comunidade escolar, mas para toda sociedade civil. “A participação de representantes de Macaé na II Conferência Nacional de Educação (Conae-2014) visa contribuir nas proposições e deliberações das políticas públicas pedagógicas que visam ao desenvolvimento do ensino do país”, finalizou.