Inscrições abertas para Curso de Produção Textual para professores

15/05/2018 11:51:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Curso faz parte do Programa de Formação Continuada voltado para professores

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), está com inscrições abertas para o curso de Produção Textual para Professores da Educação Básica, do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas somente pelo site do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, responsável pela realização do curso: formacaomacae.wixsite.com/formacao.

O curso faz parte do Programa de Formação Continuada, implementado pela Educação para os profissionais da rede, a fim de capacitar os servidores para a produção da escrita e as possibilidades de divulgação dos conhecimentos produzidos por professores no espaço escolar. A duração total é de 48 horas, sendo 32 horas de aulas presenciais com atividades complementares e 16 horas na modalidade não-presencial. Todas as informações sobre os cursos oferecidos neste primeiro semestre estão disponibilizadas no site do Centro de Formação.

Os mediadores do curso de Produção Textual são os professores Bruno Andrade Pinto Monteiro, doutor em Educação em Ciências e Saúde, professor da UFRJ-Macaé e líder do grupo de pesquisa Linguagens no Ensino de Ciências, além de Fernanda Antunes Gomes da Costa e Isabel Gomes Rodrigues Martins. O curso será realizado no próprio Centro de Formação, que, desde fevereiro, funciona em novo endereço: Rua Bráulio da Silva Gomes, s/n, Bairro Botafogo, atrás do Senai.

As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 8h30 ao meio-dia, nos dias 17 e 24 de maio; 7, 14, 21 e 28 de junho; e 12 de julho. A programação do curso é extensa e inclui saberes docentes; relação ensino; pesquisa e prática docente; escola como local de produção de saberes; tipos de textos; práticas sociais e discursivas; palavra, textos e discursos; e palavra mundo de Paulo Freire.

Conheça o CFCG – O Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG) desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da Educação macaense. O objetivo da criação do Centro foi possibilitar uma aproximação entre a atuação em sala de aula, qualificando os educadores que trabalham nas escolas municipais. No ano passado, o CFCG ofereceu cerca de 70 cursos atendendo 4.500 profissionais da rede, entre eles, professores, orientadores pedagógicos, auxiliares de serviços escolares e outros em 184 turmas de formações.