Inscrições para capacitação para educadores vão até o dia 13

04/08/2009 11:11:34 - Jornalista: Joice Trindade

Estão abertas as inscrições para o Curso “Capacitação de Educadores da Rede Básica de Ensino Em Educação em Direitos Humanos“. Os interessados podem comparecer até o próximo dia 13, na sede da Cidade Universitária, na sala do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), 3º andar ou realizar sua inscrição pelo telefone 2796-2529.

A programação, que vai acontecer na Cidade Universitária a partir de 27 de agosto tem como objetivo implementar uma cultura de Direitos Humanos nas escolas por meio da capacitação de educadores, técnicos, além de gestores da rede básica de Educação, lideranças comunitárias e profissionais das cinco áreas do plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.

No Rio de Janeiro, o projeto está sendo desenvolvido pela UFRJ em parceria com os pólos de educação em Direitos Humanos. A partir daí, a Fundação Educacional de Macaé (Funemac), enquanto instituição que fomenta o ensino superior no Município, com o apoio da Secretaria de Educação, em parceria com a equipe da UFRJ, assumiu a missão de organizar o pólo de educação em direitos humanos do município priorizando a rede de ensino de Macaé.

O curso será realizado nos dias 27 de agosto, 10 de setembro, 24 de setembro, 08 e 22 de outubro, além de 12 e 26 de novembro de 8h às 12h e de 13h às 17h na Cidade Universitária. Os participantes vão receber certificados da UFRJ. Com duração 132 horas aula, o curso é composto de 60 horas presenciais, 24 práticas e 48 de Orientação à Distância para um público de 125 pessoas.

A etapa presencial do curso será realizada às quintas feiras, com uma carga horária de 8 horas/aula e a cada quinze dias. Ao final do curso, será realizada audiência pública com representantes do poder público e sociedade civil, que vão apresentar dos planos de trabalho elaborados no decorrer do curso.
O projeto, coordenado pela Universidade federal da Paraíba em parceria com o SECAD-MEC está ligado em âmbito nacional ao Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX.

Ementa do Curso:

Módulo 1:
Fundamentos históricos e ético-filosóficos da Educação em Direitos Humanos
1. Direitos Humanos: sua origem e natureza
1.1. O que são os Direitos Humanos
1.2. O fundamento dos Direitos Humanos
1.3. A construção do sujeito de Direitos
1.4. Ética, Educação e Direitos Humanos
2. A trajetória histórica dos Direitos Humanos
2.1. História conceitual dos Direitos Humanos
2.2. História social dos Direitos Humanos no Brasil
3. Direitos Humanos e Memórias
3.1. Memória e esquecimento
3.2. Memória e identidades
3.3. Acesso à informação
4. Direitos Humanos: Compromisso social e coletivo

Módulo 2:
Fundamentos Políticos e Jurídicos da Educação em Direitos Humanos
1.Fundamentos políticos da EDH:
1.1. Estado, democracia e DH: os princípios de igualdade e justiça social
1.2. PNDH/ PNEDH: fontes e articulações
1.3. Políticas e ações educacionais afirmativas
1.4. Fechamento do sub-tema
2. Fundamentos jurídicos da EDH
2.1. Os mecanismos de proteção aos DH e de valorização da EDH
2.2. Fechamento do sub-tema

Módulo 3:
Fundamentos Culturais da Educação em Direitos Humanos
1. Cultura e Educação em Direitos Humanos
a) o que é Cultura
b) a Educação como socialização cultural
2. A Cultura atual e a Cultura necessária para os Direitos Humanos
a) Globalização: do global ao local > monovocalidade cultural
b) Globalização e Multiculturalismo > multivocalidade cultural
3. Diversidades socioculturais
3.1. Etno-cultura
- Negros e Afrodescendentes
- Indígenas
3.2. Gênero
3.3. Orientação sexual
3.4. Diferenças Geracionais
3.5. Pessoas com Deficiências
3.6. Diversidade Religiosa
4. Processos de Inclusão em Educação
a) preconceito, discriminação e intolerância
b) educação para os DH = igualdade + diferença
c) os espaços formativos
5. Comunicação e Mídia
a) a dialogicidade como requisito da EDH
b) os processos comunicativos
c) Mídia e EDH

Módulo 4:
Fundamentos Educativo-Metodológicos da Educação em Direitos Humanos
1. Educação em Direitos Humanos na Educação Básica
2. EDH: princípios e fundamentos teórico-metodológicos para a Educação
Básica numa visão crítica
3. A Escola como lócus privilegiado de formação teórico-prático em
Direitos Humanos
3.1. A escola como espaço de socialização da cultura
3.2. A escola como espaço de construção da cidadania
3.3. A Escola como espaço de emancipação dos sujeitos
4. Currículo em EDH: eixos norteadores da sua construção
4.1. Diálogo
4.2. Transversalidade
5. Práticas educativas e estratégias metodológicas em EDH