Inscrições para Conferência Intermunicipal da Educação começam nesta quarta

21/07/2009 15:20:43 - Jornalista: Douglas Fernandes

Começam nesta quarta-feira (23) as inscrições para a I Conferência Intermunicipal de Educação que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de agosto na Cidade Universitária de Macaé. Participarão do encontro os municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu e Macaé. Os interessados em participar poderão acessar o site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) até o dia 31 de julho. O tema do encontro será "Construindo o Sistema Nacional e Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação".

A Intermunicipal vai contar com a participação de delegados dos seis municípios eleitos em suas respectivas conferências municipais. Em Macaé, a 1ª Conferência Municipal ocorreu nos dias 19 e 20 de junho. Cada município já realizou sua conferência e após discussão dos eixos temáticos produziram um documento que será entregue durante a Conferência Intermunicipal. O encontro municipal agrega questões de um único município, porém a Conferência Intermunicipal congrega assuntos da nossa região. O evento é uma etapa preliminar para a Conferência Estadual de Educação que acontecerá em novembro, na cidade do Rio de Janeiro.

Os seis eixos temáticos servirão de base para a discussão das diretrizes e estratégias do novo Plano Nacional da Educação. São os eixos: I-Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional, Organização e Regulação da Educação Nacional; Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, Formação e Valorização dos Trabalhadores em Educação, Financiamento da Educação e Controle Social.

Segundo a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a realização das Conferências Municipal e Intermunicipal em Macaé, demonstra o exercício de cidadania e integração entre os profissionais da rede de ensino e a comunidade. “A prefeitura de Macaé está construindo um novo modelo de gestão baseado na participação da sociedade. E esse resultado pode ser conferido no sucesso que foi a 1ª Conferência e as mudanças que estão sendo feitas na rede”, avaliou.

Durante a etapa municipal foi retirado como proposta reivindicatória a criação do Fórum Permanente de Educação Municipal. Ele está sendo constituído e será realizado periodicamente. Seu objetivo maior é possibilitar que as deliberações e sugestões executadas durante a Conferência se transformem em políticas e ações voltadas para o desenvolvimento de toda a rede.