Inscrições para curso de xadrez na rede municipal terminam dia 27

05/08/2015 12:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Professores, auxiliares de serviços escolares e orientadores da rede municipal têm até o dia 27 deste mês para se inscrever no curso "Clube de xadrez-Cuca legal”. As inscrições devem ser realizadas no endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br ou na sala 220 da sede da Secretaria de Educação, das 9h às 17h, na rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. A intenção é formar multiplicadores na modalidade do xadrez no ensino municipal.

São oferecidas 25 vagas. Os futuros participantes podem optar pela data do curso: 31 de agosto ou 1º de setembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no espaço de formação da rede municipal. A programação será ministrada pelos professores da rede Jorge Achilles e Claiton Franco.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a intenção é ampliar a prática nas escolas para que posteriormente sejam promovidos torneios nas unidades municipais. "Não podemos esquecer que o xadrez pode ser considerado uma atividade pedagógica que proporciona desenvolvimento cognitivo, psicossocial e de planejamento. O xadrez é uma valiosa ferramenta educativa para o desenvolvimento das matérias de base”, observa.

Hoje, o xadrez faz parte da grade curricular das turmas de 6º ao 9º ano da rede municipal. A prática contribui para concentração dos estudantes em disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa. Organizado pela Coordenação de Esportes da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, o “Clube de xadrez-Cuca legal” visa abordar atividades que poderão ser desenvolvidas junto aos alunos, no que se refere ao desenvolvimento das competências e habilidades. “No curso, elaboramos um módulo prático e teórico das regras básicas do xadrez. A proposta é formar professores capacitados em trabalhar o xadrez nas escolas”, ressalta o coordenador de Esportes, Cláudio Artilles.

Em virtude das vantagens pedagógicas, a rede segue a lei municipal 2.891/07, que institui a prática de xadrez nas escolas em prol do desenvolvimento integral do aluno. Um dos destaques está o xadrez lúdico, indicado a crianças até dez anos. Esta abordagem destaca o xadrez para o lazer, ajuda a criança a se adaptar aos compromissos da escola. Já o xadrez pedagógico é voltado para crianças acima de dez anos. Esta modalidade desenvolve habilidades que os estudantes têm dificuldades e comprometimento no desempenho escolar.

Para a subsecretária de Educação na Saúde Cultura e Esporte, Andrea Martins, o curso de xadrez promete ser um sucesso. “A prática do xadrez reforça o desenvolvimento da capacidade de planejamento, concentração, autonomia e espírito competitivo", explica.