Inscrições para cursos de Formação Continuada estão abertas

06/03/2015 15:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Cada curso vai oferecer em média 25 vagas

A rede municipal abriu um cronograma de 18 cursos de formação continuada para o primeiro semestre. A programação gratuita está sendo oferecida aos profissionais da educação. O objetivo é subsidiar as práticas pedagógicas possibilitando um reforço entre a atuação nas unidades municipais e os conhecimentos, voltados para o trabalho com os estudantes. Cada curso vai oferecer em média 25 vagas.

Os interessados devem se apressar e procurar a sala 220 da sede da Secretaria de Educação, das 9h às 17h, ou se inscrever pelo endereço eletrônico cprofor@yahoo.com.br. As inscrições serão encerradas até o número de vagas serem totalmente preenchidas.

A realização dos cursos visa a troca de experiências, consideradas significativas para os educadores. Os cursos que terão duração distinta serão ministrados, nos turnos da manhã, tarde e noite em dias da semana diferenciados. As aulas vão acontecer nos auditórios e Núcleo de Tecnologia Municipal da secretaria de Educação.

A rede municipal segue a Lei nº 11.494-2007, dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que prevê a utilização de 40% do recurso público para melhoria da qualidade de ensino, que passa pela formação continuada.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a grade de cursos é específica para conduzir os profissionais da rede municipal ao reforço do processo ensino-aprendizagem. “Educadores bem formados, atualizados e motivados formam uma base sólida para educação de qualidade. Os Planos Nacional e Municipal de Educação apresentam enfoques específicos voltados para formação e valorização dos profissionais”, disse.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Cláudia Regina Ribeiro Campos, os cursos de formação possibilitam o enriquecimento, o aprimoramento do conhecimento e de novas ações pedagógicas. “A previsão é que novos cursos sejam abertos ainda este semestre”, pontuou.

Cronograma - Os novos cursos oferecidos para este mês de março são: “A arte de contar histórias”, “ A inserção da temática das relações étnico-raciais no currículo da educação básica”, “ O saber e o fazer no apoio aos alunos com deficiência”, “Projetos de trabalho nas séries iniciais: educação infantil e ensino fundamental I”, “Introdução à Educação Digital” e “Ensinando e Aprendendo com as TICs”.

Já para o mês de abril serão iniciados os módulos “Formação para Conselheiros Escolares”, “A utilização das redes intersetoriais no município de Macaé", com 20 encontros presenciais e 40 pelo sistema de Educação à Distância, “Técnica de leitura e escrita no sistema Braille e sorobã” (único com oferecimento de quinze vagas) , “Jovens Contadores de Histórias”.

No mês de maio começarão os cursos “Novo olhar sobre as drogas”, “Programa Nacional de Alimentação Escolar” e “Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação”. Para o mês de junho, foi reservado o módulo “Violência e afetividade nas escolas”.

Para o mês de julho, vão acontecer os cursos “Programa do Livro” e “Competências Básicas-Políticas Públicas na área da Educação”. No final dos cursos, os profissionais participantes vão receber certificados de conclusão. Eles terão que apresentar 75% de frequência.