Inscrições para Fecimac prosseguem até 11 de outubro

2019-10-03 13:52:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom
Fecimac vai acontecer no dia 22 de outubro, na Cidade Universitária

Prosseguem até o dia 11 de outubro as inscrições para a VI Feira das Ciências de Macaé (Fecimac). As escolas interessadas devem enviar ficha de inscrição para a Superintendência de Educação Integrada, das 8h às 12h e das 14h às 17h. As fichas de cadastro também podem ser escaneadas e enviadas para o endereço eletrônico coordenacaoedambiental@gmail.com. A secretaria de Educação funciona na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo. A Fecimac vai acontecer no dia 22 de outubro, na Cidade Universitária.

A exposição contará com trabalhos de estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio, que mais se destacaram nas feiras realizadas nas escolas municipais. A proposta é motivar o aprendizado do aluno, divulgar pesquisas e trabalhos científicos relevantes para a comunidade escolar e incentivar o interesse pela ciência e tecnologia. A programação será em parceria com o polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Deverá ser inscrito um projeto por escola dentro dos temas: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas da Terra, Desenvolvimento da Tecnologia e Bioeconomia.

As equipes terão a oportunidade de apresentar projetos ligados a temas como alimentação, gestão de resíduos, gestão da água, conhecimento e distribuição de sementes e mudas, direitos como moradia e saneamento básico, benefícios da coleta seletiva, reaproveitamento do óleo de cozinha, benefícios das horas, reaproveitamento alimentar e estudo de obesidade x estética da beleza.

Serão avaliados os seguintes critérios: conhecimento científico, metodologia da condução da pesquisa, clareza e objetividade na exposição do trabalho, criatividade e inovação da pesquisa, interação, participação e entrosamento dos componentes da equipe. Durante a apresentação na Fecimac, uma comissão julgadora específica vai selecionar os projetos conforme os quesitos. Os vencedores serão quem apresentar as melhores notas. A Fecimac segue a temática da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre de 21 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo da Feira das Ciências de Macaé é possibilitar o contato dos estudantes com diferentes saberes. Além disso, a programação também visa proporcionar a comunidade escolar um espaço de incentivo, criatividade e iniciações científicas e tecnológicas, criando grupos de professores pesquisadores.

Para a Superintendente de Educação Integrada, Janaína Pinheiro e a coordenadora de Meio Ambiente, Rosemery Novaes, a proposta é ampliar a difusão de pesquisas. “A rede municipal está à frente dos projetos como estes, que conseguem instigar a criatividade, habilidades e potencialidades dos alunos para o desenvolvimento das pesquisas”, finalizam.

Busca

Acesso Rápido

Destaque