Inscrições para o “Vidalegria” acontecem até esta sexta-feira

01/10/2008 15:32:21 - Jornalista: Andrea Lisbôa

Terminam nesta sexta-feira (03) as inscrições para a 1ª Mostra de Dança Vidalegria, promovida pelo Grupo Solidariedade com o apoio da Fundação Macaé de Cultura. Mais de 10 grupos de dança, em variados estilos, participarão do evento que acontecerá às 19h, em 6 de novembro, no Teatro Municipal de Macaé.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (22) 2762-1608, ou no endereço Rua Prefeito Moreira Neto, nº 71, Centro, Paróquia São João Batista. A mostra, que recolherá caixas de leite para doação ao Recanto dos Idosos, entre outras instituições, tem como objetivo promover um diálogo cultural entre os diversos grupos de dança da cidade, comunitários ou profissionais, religiosos ou seculares.

A princípio, o projeto do Grupo Solidariedade, da Paróquia São João Batista, foi criado como integrante da Pastoral de Conjunto dessa Igreja Católica, visando resgatar valores éticos e humano-cristãos através da arte. Em seu desenvolvimento, o evento se ampliou, passando a ser voltado para as mais distintas comunidades.

- Não é um evento religioso. Está aberto a todos e a diferentes estilos. Escolhemos o tema Circo porque queremos comemorar a alegria de viver e estamos tendo a adesão da sociedade - disse Gicélia Santos Germano, coordenadora do Solidariedade.

Segundo ela, apesar dos grupos inscritos serem amadores, muitos deles contrataram coreógrafos e estão preparando figurinos e o trabalho com determinação. Companhias ligadas a associações comunitárias, projetos sociais, igrejas e a escolas de dança já confirmaram presença no “Vidalegria”. Bailarinos das mais diversas faixas etárias irão se apresentar, com dança de salão, moderna e contemporânea, hip hop, em canções da MPB até pagode.

O Grupo Solidariedade iniciou seus trabalhos há cinco anos se apresentando em paróquias de Macaé especialmente durante as campanhas da Fraternidade da CNBB. O estilo do grupo é dança-teatro, com coreografias que procuram passar as mensagens das campanhas. A companhia é composta por sete integrantes de 16 a 50 anos. São donas-de-casa, fisioterapeuta, pedagoga e estudantes que realizam um trabalho de conscientização por meio da dança.

Em 2003, o Solidariedade conquistou o segundo lugar no Show de Talentos Cristãos da Pastoral da Juventude, realizado no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Além da dança, Gicélia há 10 anos realiza projetos na Igreja utilizando a arte. Um deles é o “Catecontando”, de contação de histórias. No último dia 25, o Solidariedade formalizou a criação da Pastoral da Cultura, na São João Batista, o que irá incrementar as ações.