Inscrições para Projovem Urbano terminam dia 23

11/09/2013 13:33:00 - Jornalista: Joice Trindade

Seguem até o dia 23 as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano. Em Macaé, o programa federal oferece um total de 600 vagas. A programação é destinada aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever e que não concluíram o Ensino Fundamental. Os interessados que completarem 18 anos até o dia 31 de dezembro também podem se inscrever.

Os jovens devem se inscrever nos núcleos da juventude: Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, em Glicério; Colégio Municipal Doutor Cláudio Moacyr de Azevedo, no Aeroporto; Colégio Municipal Engenho da Praia, no Engenho da Praia e Balneário Lagomar, no Lagomar. Cada núcleo vai contar com cinco turmas de 40 alunos. A previsão é que as aulas aconteçam no turno da noite.

Entre as atividades do projeto estão apoio técnico e financeiro para oferta e desenvolvimento de cursos de qualificação, além de auxílio financeiro mensal aos jovens atendidos, que vão participar durante 18 meses de cursos de qualificação. Os cursos, intitulados arcos ocupacionais, são independentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e vão abranger áreas de aperfeiçoamento ligadas à Administração, Indústria, Comércio e Serviço Hospitalar.

Segundo a coordenadora do Projovem Urbano, Maria de Lourdes Miranda, os alunos participantes que apresentarem 75% de frequência e entregarem no mínimo 75% dos trabalhos solicitados, vão receber uma bolsa mensal de R$ 100. “Independente se estiver trabalhando ou não, os alunos vão receber o benefício”, destaca.

Encontro - Para melhor desenvolvimento do projeto, a equipe pedagógica do ensino municipal participará nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) de um encontro de capacitação específico no Rio de Janeiro.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Projovem Urbano tem o objetivo de reforçar a inclusão social dos jovens, que, apesar de alfabetizados, não concluíram o Ensino Fundamental. “Esta será mais uma ação voltada para cidadania, Educação Básica, qualificação profissional, inclusão digital e ação comunitária”, destaca.