Inscrições para Projovem Urbano terminam na sexta-feira

19/02/2014 09:40:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os jovens que desejam concluir o Ensino Fundamental e obter qualificação profissional inicial na área de Administração podem se inscrever, até a próxima sexta-feira (21), no programa do Governo Federal Projovem Urbano. Esta é a última chance para aquele que deseja avançar nos estudos.

A rede municipal aderiu ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens também com a proposta de proporcionar a oportunidade do exercício de aprendizagens diversas. O curso, com duração de 18 meses, será concluído no mês de abril do próximo ano.

Ao todo são oferecidas 130 vagas para jovens na faixa de 18 a 29 anos. As inscrições são destinadas aos alunos que não concluíram o ensino fundamental, que saibam ler e escrever. As inscrições e aulas acontecem no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto) e Balneário Lagomar. As aulas acontecem no turno da noite.

Inscrições - Para se cadastrar, o interessado deve apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de escolaridade e uma foto 3x4. Na ausência da declaração e histórico escolar, será aplicado no ato da matrícula o teste de proficiência para análise de aptidão no ingresso do jovem no programa. O teste é elaborado pelo Ministério da Educação e não pela coordenação local do Projovem Urbano

A coordenação do curso esclarece que mesmo com as aulas iniciadas, o aluno que se inscrever também estudará todos os tópicos que abrangem o conteúdo programático. Além da qualificação profissional que abrange o arco ocupacional de Administração, os alunos também têm oportunidade de participar de aulas de Inglês e Informática. O objetivo do Projovem Urbano é contribuir para a prática da cidadania dos jovens de Macaé.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o programa está se consolidando por abrir um leque de oportunidades e conhecimento para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental e obter melhores chances no mercado de trabalho, por meio do curso de Administração.

Auxílio - Além das aulas, o aluno participante também vai receber uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100,00 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos. Eles também contam com material escolar específico e merenda.

O Projovem Urbano é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).