Inscrições para Simpósio de Alfabetização irão até 15 de junho

02/06/2010 16:30:32 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Secretaria de Educação irá realizar em 17 de junho, das 9h às 17h, na Cidade Universitária, o “Simpósio de Alfabetização: Desafios e Perspectivas”. A reserva para o evento, direcionado a profissionais da rede municipal de ensino e aberto à comunidade, pode ser feita até dia 15 de junho, das 9h às 17h, na Cidade Universitária ou pela Internet. Estão sendo oferecidas 200 vagas para o encontro que conta com a presença da professora PhD Fátima Cristina de Mendonça Alves, autora do livro “Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências”

Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o simpósio será mais um instrumento para a valorização do processo de alfabetização na rede municipal de Educação. “Estamos qualificando os profissionais da Educação por meio de cursos, pós-graduações, seminários, grupos de estudos, mesas redondas entre outras iniciativas, porque assim estaremos elevando a qualidade de ensino da rede. Todos ganham com a valorização dos educadores e do processo de alfabetização”, ressaltou.

O simpósio pretende abrir as discussões levantadas no curso de pós-graduação em Alfabetização da Faculdade Pública Municipal (FeMASS) para os educadores que não tiveram a oportunidade de participar nesta etapa. Cerca de cinquenta alunos, em sua maioria servidores municipais, deverão concluir neste semestre a pós-graduação. O curso, que teve início no primeiro semestre do ano passado, foi elaborado para atender a meta da Secretaria de valorização do processo de alfabetização na rede.

A ficha de inscrição está disponível no site da Fundação Educacional de Macaé (www.funemac.edu.br). Ela deve ser preenchida e encaminhada para o e-mail simposio.funemac@gmail.com. Os organizadores informam que as vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e que não será permitida inscrição no dia do evento.

Programação

As atividades do “Simpósio de Alfabetização: Desafios e Perspectivas” terão início às 8h, com o credenciamento e o café. A abertura está prevista para 8h30m. A partir das 9h, o “Momento da Memória da Alfabetização” trará as convidadas Neusa Bahú, Myriam Schueler e Leila Clemente, professoras aposentadas, que irão comentar sobre o processo de alfabetização na época em que atuavam.

Às 10h, será a palestra da professora Phd da PUC-RJ, Fátima Cristina de Mendonça Alves, que integra o programa de pós-graduação dessa universidade. A professora, premiada por suas pesquisas, lançará, em Macaé, seu livro mais recente. Às 11h, haverá espaço para perguntas dos participantes e às 14h terão início às oficinas.

Serão oferecidas dez oficinas com 25 vagas em cada uma: “A escrita: das paredes ao computador”; “Cada criança é uma canção”; “Compreendendo a aquisição da leitura”; “Necessidades especiais: quem não as tem?”; “Alfabetização e surdez: desafio da inclusão”; “Contar e ler histórias, um desafio para as séries iniciais”; “Os desafios da leitura de imagens cinematográficas: utilizando a glamourização e a demonização do mundo funk em sala de aula”; “A literatura infantil na era digital”; “O processo de construção da escrita infantil” e “Identidade em construção”.

Logo após as oficinas, acontece o encerramento do evento com uma palestra do professor Francisco Carlos Gomes, mestre na área e diretor da faculdade pública municipal (FeMASS). Mais informações podem ser obtidas na Superintendência Acadêmica, localizada no terceiro andar do prédio da Funemac, rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Cidade Universitária, na Granja dos Cavaleiros, ou pelos telefones 2796.2500 e 2796.2526.