Instalação de tubulação da linha 2 da Cedae chega ao Lagomar

13/08/2015 16:36:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Segundo a Cedae, capacidade de tratamento de água passará dos 700 para 800 litros por segundo

Nesta quinta-feira (13), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), em parceria com a Prefeitura de Macaé, deu mais um passo para ampliar o abastecimento de água no município. Pela manhã, homens e máquinas trabalharam na instalação da tubulação de 400 mm da nova adutora chamada linha 2, na RJ-106 Norte (Rodovia Amaral Peixoto) na altura do cruzamento entre os bairros Lagomar e Engenho da Praia. Essa adutora beneficiará, além desses dois bairros, toda a área norte da cidade. De acordo com a Cedae, até o final desse ano, com a conclusão dessa adutora, a capacidade de tratamento de água passará dos 700 para 800 litros por segundo.

A nova adutora, chamada linha 2, a da rede de linha fina de distribuição de água, sai do Reservatório de Santa Mônica, passa pelo bairro Aroeira, beira o Canal do Capote, bairro Novo Botafogo e chega à Linha Azul, onde a tubulação já foi instalada, conduzindo a água tratada até as localidades da norte da cidade. Ao todo, são 15 quilômetros de Santa Mônica até o Lagomar. A tubulação começa com 600 mm, passa para 400 mm e interliga com a de 300 mm já existente no Lagomar.

As obras acontecem em parceria entre o governo do Estado, através da Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ), e a Prefeitura, onde a empresa estadual entra com a logística, a tubulação e parte da mão de obra e a prefeitura com o maquinário e apoio no assentamento dos tubos.

- Esse é um compromisso nosso com a população: ampliar o abastecimento no município, levando água até o Lagomar e aos bairros onde ainda existe carência no atendimento. Com a instalação da tubulação até o Lagomar teremos uma oferta maior de água para atender a população - ressaltou o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. O Lagomar é um dos bairros mais populosos da cidade, com cerca de 30 mil pessoas.

O secretário Municipal de Serviços Públicos, Célio Chapeta, acompanhou as intervenções nesta quinta-feira na RJ-106. Foram utilizados homens, caminhões basculhante e muk, além de uma retroescavadeira da secretaria. "Terminaremos até o final do dia a intervenção, liberando o bloqueio da pista da rodovia, onde tivemos que fazer um desvio para os veículos nos dois sentidos com o auxílio dos agentes da Mobilidade Urbana. Após a instalação da tubulação, será colocada a massa asfáltica para que a RJ-106 seja liberada. O serviço de instalação da tubulação prosseguirá agora pela W1", informou Chapeta.

- Quase 100% da obra de instalação da tubulação já está concluída, faltando apenas as travessias de ponte e blocos de ancoragem (transições de tubulação). Até o final do ano a obra estará concluída e a capacidade de tratamento passará dos 700 para 800 litros por segundo. Com isso, poderemos resolver o abastecimento do Lagomar e de toda área norte da cidade - explicou o gerente da Regional Litorânea-Norte da Cedae, Fernando Arruda.


Fotos Relacionadas