Interação marca o '1º T21 Day Macaé – Especial é ter oportunidades’

06/04/2024 17:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Os interessados em integrar ou apoiar o instituto devem entrar em contato pelo Instagram @iclubet21

Inclusão e interação marcaram o ‘1º T21 Day Macaé – Especial é ter oportunidades’. Com um céu azul e um lindo sol, a programação realizada no parque da Lagoa de Imboassica, na manhã deste sábado (6), contou com sorrisos, animação e mobilização quanto à Síndrome de Down, cuja data alusiva foi em 21 de março, mas a celebração foi transferida em virtude das chuvas. A edição que visa a uma conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome é uma reflexão contínua e tem o objetivo de garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todos.

Vale lembrar, que o Instituto Clube T21 é uma entidade ‘sem paredes’ (sem sede) e sem fins lucrativos e conta com 80 famílias participantes . O evento recebeu apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esportes e da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Reabilitação Dona Sid Carvalho. O nome do evento foi escolhido por representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo, o que causa a síndrome genética.

A programação do ‘1º T21 Day Macaé’ contou com a palestra Autodefensoria, com Daniel Catunda, jovem com T21; Dança Livre/Coreografia Autoral, com Alice Canicali e sua irmã Nathalia Canicali, criança com T21; aula aberta de Jiu-Jítsu, com Davi Monteiro, atleta com T21, e a equipe Jiu-jítsu Inclusivo, além da apresentação Dança, Animação e Energia, com o grupo Mistura do Bem, desfile inclusivo e lanche saudável.

A proposta do Instituto atua de forma ampla na sociedade, gerando impactos positivos na vida das pessoas com deficiência. A iniciativa nasceu da união de familiares e de amigos de crianças com síndrome de Down.

Presentes, o presidente André Rangel e a gerente de projetos Marina Rangel frisaram que outras atividades com parcerias serão desenvolvidas no decorrer deste ano.


“Este é um evento significativo pois promove visibilidade e valorização da causa. É a oportunidade das pessoas reconhecerem a importância da inclusão, socialização e oportunidades. Nossos eventos também visam informar sobre as potencialidades das pessoas com Síndrome de Down e envolver os familiares em prol da inclusão efetiva, ampla, geral e irrestrita dessas pessoas em todos os segmentos”, contou.

As próximas ações do ano já estão sendo definidas. A finalidade é promover a prática inclusiva como forma de conquistar a desejada cidadania para esse grupo de indivíduos, em respeito aos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade, dignidade e cidadania, visando à busca de um presente e de um futuro melhor.
 

Os interessados em integrar ou apoiar o instituto devem entrar em contato pelo Instagram @iclubet21.

Já neste domingo (7), a partir das 10h, o grupo Motivados pelo Autismo Macaé (Mopam) realiza a Caminhada pelo Autismo em Macaé, partindo do Posto 1 da Praia dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas