Internações refletem novo perfil da Covid-19 em Macaé

23/03/2021 15:08:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

Em Macaé, adolescentes e adultos representam mais de 50% dos leitos de CTI

A evolução rápida do quadro clínico e a faixa etária mais jovem dos pacientes internados em estágio grave representam, hoje, o novo perfil da pandemia da Covid-19 em Macaé, um cenário que dá base às medidas restritivas adotadas pelo governo para reduzir os índices de circulação e contágio do vírus na cidade.

Nesta atual fase, adolescentes e adultos com idade entre 55 e 60 anos representam mais de 50% do número de pacientes internados nos leitos de CTI da rede de saúde em Média e Alta Complexidade, um perfil diferente do identificado no primeiro pico da pandemia, em 2020, como alerta o secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Antônio Fábio Tostes Linhares Soares.

“Hoje existe um novo perfil de contágio, onde a evolução do quadro clínico para o estágio grave ocorre em quatro dias, em pacientes com faixa etária mais jovem. No início da pandemia, esse processo ocorria em sete dias, na incidência de pessoas idosas”, explica o secretário.

Segundo o secretário, a nova dinâmica de contágio do coronavírus, de forma mais rápida entre a população de idade produtiva, exige medidas ainda mais restritivas para evitar aglomerações e, com isso, reduzir a disseminação do vírus na cidade. “Evitar aglomerações, o uso da máscara e do álcool em gel são ainda mais necessários diante desta nova fase da pandemia”, alerta.