Jéssica Becker é vice-campeã Mundial de bodyboarding

07/12/2008 01:30:42 - Jornalista: Tiago Ferreira

O dia 6 de dezembro de 2008 entrou para a história do esporte macaense. Debutante na categoria profissional, Jéssica Becker, patrocinada pela prefeitura através do programa Bolsa Atleta, conquistou neste sábado o vice-campeonato Mundial de bodyboarding. A última etapa do Circuito foi realizada em Confital, nas Ilhas Canárias (ESP). O título ficou com a também brasileira Neymara Carvalho. Mais experiente, a capixaba faturou o tetracampeonato da categoria.

E a disputa pelo título mundial feminino começou muito disputada. Neymara Carvalho abriu o duelo com uma nota 6,00 e, logo em seguida, arrancou um 8,25 dos juízes. Jéssica Becker não deixou por menos e começou com uma onda 7,00. Porém, a tricampeã mundial mostrou que não deixaria o título escapar e arrancou um 7,90.

Jéssica bem que tentou diminuir a diferença, mas Neymara mostrou que o tetracampeonato iria mesmo para o Espírito Santo. A capixaba mostrou muita calma durante toda a etapa e no desfecho garantiu mais um título do tour mundial, ao tirar uma nota 9,50 e garantir de vez o título mundial. A temporada teve um final eletrizante. O título foi decidido apenas na última bateria do evento final e a diferença entre as duas foi de apenas 10 pontos.

Entre os homens, o título também ficou com o Brasil. Após toda temporada, Uri Valadão provou que 2008 era seu ano e faturou o título Mundial. Com o resultado, o "baiano voador" confirma a temporada perfeita com os títulos dos circuitos Brasileiro, Latino e Mundial. Após vencer sua bateria com muita propriedade na semifinal, Uri só precisou esperar pelo desfecho da segunda semi para sagrar-se campeão. Ben Player, detentor do título dos dois anos anteriores, não conseguiu avançar a final e com isso deixou o caneco nas mãos de Uri Valadão.

A temporada 2008 foi uma das mais emocionantes da história, mas o desfecho foi perfeito para a torcida brasileira (com dois títulos mundiais e um vice) e a certeza de que o esporte voltou a ser uma realidade no país.