Jogos Estudantis das Escolas Municipais começam na Serra

29/04/2015 09:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Cerca de 400 estudantes devem participar

Começa nesta quarta-feira (29) a primeira edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM)-Serra, na modalidade de futsal, na quadra do Frade. A programação segue nesta quinta-feira (30) com campeonato de koferbol, no Colégio Municipal do Sana. A intenção é receber cerca de 400 estudantes. Ambas as competições são realizadas às 8h30.

Promovido pela coordenação de Esportes da Subsecretaria de Educação na Saúde e Cultura, a finalidade do evento é despertar talentos, estimular a cultura de paz e promover a inclusão dos estudantes. A oportunidade visa reconhecer talentos que ainda não foram percebidos e despertar habilidades para a área esportiva.

Sete escolas situadas na Serra participarão da competição de futsal. São elas Tarcísio Paes de Figueiredo, Raul Veiga, Ivete Santana, Carolina Curvello Benjamim, Natálio Salvador Antunes, Sana e Pedro Adami. A intenção é envolver cerca de 200 atletas das categorias sub 14 e 16 masculino e feminino. Além disso, a expectativa é envolver alunos integrantes das torcidas representantes das unidades municipais, que prometem fazer uma verdadeira festa. No final da competição de futsal haverá entrega de medalhas para os três primeiros colocados. Todos os participantes receberão troféus. A previsão é que no segundo semestre aconteçam jogos de futsal na programação da área central.

Koferbol - Alunos representantes do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro (Aeroporto), Sana e Pedro Adami (Córrego do Ouro) subirão à Serra para fazer parte do JEEM Koferbol. Serão cinco rodadas da modalidade, que caiu no gosto dos estudantes. A programação também contará com a participação da equipe de koferbol de Casimiro de Abreu.

Hoje, o projeto koferbol envolve cerca de 70 alunos do 6º ao 9º ano, das escolas municipais Oscar Cordeiro, em que as aulas acontecem às terças, das 14h às 18h; Pedro Adami com a modalidade às quartas, das 13h às 17h e Sana, às sextas, das 14h40 às 16h40.

No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do esporte, iniciado na Holanda. Ele conta com uma bola especial e um cesto de 3,5 metros, em que os alunos tentam acertar. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino.

A proposta da modalidade é a colocação da bola dentro do cesto. Além disso, o esporte pode ser praticado por adultos, crianças e jovens em várias superfícies como quadras, pavilhão, piso sintético e praia, seja em estilo de competição ou recreação. O próximo passo da coordenação de Esportes será a realização do JEEM na modalidade de atletismo na área central.