Jovem embaixador vai mostrar Art Luz para americanos

10/11/2008 11:09:40 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Ele vai mostrar nas escolas americanas o valor dos programas sociais macaenses, como o Art Luz, além de falar sobre turismo (belezas naturais) e economia movida a petróleo da cidade de Macaé. O macaense Eric Leonardo Estevam da Silva, de 17 anos, foi escolhido jovem embaixador pela embaixada dos Estados Unidos junto com 35 outros jovens brasileiros para realizar o intercâmbio cultural entre Brasil e EUA.

Sobre o Art Luz, ele contará aos estudantes americanos a respeito do fato deste programa promover a auto-estima de crianças e adolescentes de Macaé, além de incentivar a inclusão social e cultural do público alvo. “O Art Luz valoriza o sonho de seus alunos, a fim de que esses sejam realizados”, afirma Eric.

Eric vai sair de Macaé para a cidade de São Paulo no dia 7 de janeiro de 2009, para no dia 9, embarcar para Washington D.C. Lá, ele vai visitar entre outros a Casa Branca, e participar de excursões e reuniões, além de assistir palestras. A viagem irá durar duas semanas.


Ele disse que a prova que lhe permitiu fazer esta viagem foi aplicada pelo curso de inglês Ibeu-Campos, que está vinculado e associado à embaixada americana. O diretor Douglas Jay Moraes concedeu a bolsa de estudos para o jovem macaense.

Art Luz

O Art Luz, programa de inclusão social da prefeitura de Macaé, tem dez anos de vida. Promove aulas gratuitas de diversas ações culturais, artísticas e esportivas gratuitamente a crianças, adolescentes e mulheres, moradores da periferia de Macaé.

Aulas de balé, teatro, capoeira, caratê, pintura em tela, ginástica, canto e outras são ministradas a este público alvo. Nos núcleos do Morro de Sant’Anna, Fronteira, Parque Aeroporto, Malvinas, Sana, Nova Holanda e Aroeira são realizadas as aulas.

Este ano, o programa Macaé Cidadão realizou pesquisa mostrando a eficácia do programa Art Luz para beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social (baixa renda).

O resultado da pesquisa mostrou que o Art Luz é muito querido pelos seus alunos. Moradores dos bairros periféricos, famílias inteiras e até vizinhos anunciaram a importância do programa para seus bairros. Frases como “O Art Luz é tudo para mim” e “Este programa social mudou a minha vida” foram registradas pelos pesquisadores.