Jovens de 20 a 29 anos devem se vacinar contra a gripe A

05/04/2010 18:38:04 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Começou nesta segunda-feira (05) a terceira etapa da Campanha de vacinação contra a gripe A (H1N1). Jovens entre 20 e 29 anos já podem se vacinar nos postos de saúde até o dia 23. A secretaria de Saúde de Macaé esta disponibilizando a vacina em 33 pontos diferentes da cidade. Para ser imunizado só é necessário levar um documento de identidade com foto.

A gerente do programa de Imunização, a enfermeira Claudia Campanati, lembra que por conta do feriado da Semana Santa, foi prorrogada a vacinação de grávidas, doentes crônicos e crianças de seis meses a menores de dois anos até o próximo dia 23.

Claudia lembra ainda que é importante levar o cartão de vacinação das crianças, que receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 23, também poderá ser vacinada normalmente.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o grupo que compreende a faixa etária de 20 a 29 anos foi o que teve o maior número proporcional de complicações por causa do vírus H1N1 no ano passado.

A equipe de Imunização do programa de Homeopatia de Macaé esta acertando os últimos detalhes para o Dia D da vacinação contra a gripe A, que acontece no próximo sábado (10).

Para atender um grupo maior de pessoas neste dia, a faixa etária será ampliada, e poderão receber a vacina pessoas de 20 a 39 anos. Já o grupo de crianças a partir de três anos e adultos a partir dos 40 anos que não foram contemplados nesta campanha do Ministério da Saúde, poderão procurar, no sábado, o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, o Pronto Socorro do Aeroporto e o estande do Programa de Homeopatia, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, para receber o medicamento homeopático contra a gripe A.

Cláudia ressalta a importância da adesão da população para diminuir os riscos de adoecer e o número de mortes associadas à gripe A. Até o dia 30 de março, foram imunizadas 7.136 pessoas, sendo 3.721 profissionais de saúde, 716 gestantes, 950 crianças e 1.749 pacientes crônicos. A vacina está disponível nos postos de 8h às 11h30m e de 13h às 16h30m.