Jovens do Nova Vida debatem temas do cotidiano

04/04/2018 11:35:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Projeto Papo Reto retrata assuntos da atualidade sem preconceito e integra adolescentes

Temas como violência, sexualidade, drogas, perspectiva de vida e de trabalho e outros serão refletidos por meninos e meninas do Programa Nova Vida, três vezes por mês, até o final do ano de 2018. É o projeto Papo Reto, em que profissionais da área de psicologia conduzem as reflexões utilizando vídeos e textos em prol de um debate construtivo, no auditório do programa, que se localiza na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 403 - Centro. A aula inicial ocorreu na tarde de terça-feira (03).

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana, Marcello Santos, o projeto Papo Reto visa tratar de assuntos polêmicos para produzir conhecimento. O foco é a observação, o raciocínio e o pensamento sobre diferentes áreas.

Marcello esteve à frente desse primeiro encontro, acompanhado de três estagiárias de psicologia. “Os temas serão primeiramente apresentados para o público-alvo se sensibilizar, depois faremos a discussão. Esse trabalho é uma aplicação de elementos psicológicos, num serviço prestado à comunidade via projetos de extensão”, diz.

Enfoque no conhecimento

Para Carolina Oliveira, de 17 anos, que faz estágio na Casa do Empreendedor, o curso será importante e necessário porque vai proporcionar uma troca de conhecimento. “A gente vai entender como lidar com preconceito para não ferir as pessoas, com o objetivo de sermos pessoas melhores”, avalia ela.

Já segundo Ketlyn Barros, de 17 anos, estagiária no Procon, a expectativa é entender com lucidez e compreensão a cultura geral e particular, enriquecendo o conhecimento total, tanto em termos sociais como psicológicos, de modo a compreender melhor o homem na atualidade.

- Será válido o ato de aprender a ouvir opiniões distintas, que junto ao que já é do nosso conhecimento, forma novos aprendizados – informa Dayane Freire, de 17 anos, estagiária do Protocolo Geral da Prefeitura.

Nova Vida

São 136 adolescentes com idades entre os 14 e 17 anos e 11 meses inclusos no Programa Nova Vida. No contraturno da escola, eles têm a oportunidade de vivenciar e desenvolver trabalhos educativos, numa iniciação profissional de extrema importância.

Os jovens aprendizes atuam em setores da prefeitura e em órgãos federais, sempre na área administrativa. O lema do Programa Nova Vida é "Incluir para capacitar". Tem como base a Lei Municipal 2.606/2005, é exclusivamente municipal, custeado pela Prefeitura de Macaé.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, o Nova Vida mantém parcerias com o setor de informática da Secretaria de Educação, além de cooperação e associação com a Faculdade Salesiana, com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e com a secretaria adjunta de Qualificação Profissional.

Os jovens recebem meio salário mínimo por mês. Esta é uma oportunidade na qual aprendem a trabalhar, sendo, assim, incluídos socialmente, além de terem a cidadania valorizada.


Fotos Relacionadas