Jovens do Programa Nova Vida participam de palestra na Cidade Universitária

26/04/2024 19:11:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

O evento ocorreu no período da manhã e à tarde, no auditório do Bloco A, da Cidade Universitária

Jovens do Programa Nova Vida participaram nesta sexta-feira (26), de uma palestra ministrada pela assistente social do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Aline Oliveira, que mostrou dicas importantes para inserção no mercado de trabalho. O tema foi apresentado no período da manhã e à tarde, no auditório do Bloco A, da Cidade Universitária.

O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, explica que a formação é mensal e o objetivo principal é preparar esses jovens para o mercado de trabalho.

“É a oportunidade que eles têm de conhecer de perto como funciona o Programa Jovem Aprendiz, por meio do CIEE, pois o Nova Vida, apenas é o início para muitos deles que podem permanecer até 17 anos e 11 meses de vida”, ressaltou.

Ele acrescentou ainda que 95% dos jovens que fazem parte do programa já estão cursando cursos de qualificação no Cetep ou Centro Municipal de Idiomas.

A assistente social do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Aline Oliveira, apresentou para os participantes as principais dicas de como se inserir no mercado de trabalho.

“Mostramos como funciona o Centro de Integração, qual a importância de ter a documentação em dia, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros assuntos”, informou.

Ela acrescentou que apresentou ainda como preparar um currículo e como deve se proceder no caso de uma entrevista de emprego.

“Informei também sobre a Lei do Jovem Aprendiz, onde eles podem estar buscando vagas para participar do processo seletivo, que muitas vezes é realizada por meio de provas e dinâmicas em grupo”, contou.

O jovem Cláudio Rangel, de 16 anos, que atua desde fevereiro do ano passado no Protocolo Geral da Prefeitura de Macaé, disse que participar das palestras acrescenta muito em sua formação profissional.

“Estou aprendendo a ser mais comunicativo e responsável e além de ter uma renda para mim, posso ajudar a minha família”, disse.

Programa

Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que a "Nova Vida" e a "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.


Fotos Relacionadas