Juventude e família são temas do II Fórum sobre Drogas

12/08/2009 10:33:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para que o jovem e sua família participem de assuntos sobre prevenção às drogas, colaborando com idéias, sugestões e, principalmente, ações que evitem malefícios pelo uso e abuso de substâncias psicoativas, a coordenação do núcleo de prevenção primária da subsecretaria de Políticas sobre Drogas da prefeitura de Macaé realizará o II Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas.

Com o tema “O Jovem e a Família na Prevenção”, o evento ocorrerá nos próximos dias três e quatro de setembro, no auditório do Colégio Estadual Matias Neto, onde os organizadores esperam a presença de 400 pessoas. O II Fórum também é organizado pela comissão de Planejamento e Estratégia do Conselho Municipal Anti-Drogas (Comad).

Segundo a coordenadora do núcleo de Prevenção Primária e conselheira do Comad, Zoraia Braz, também são metas do evento mobilizar, sensibilizar e fomentar o jovem e a família nas ações preventivas, como protagonistas de um mundo harmônico e com qualidade de vida.

- As conseqüências do envolvimento com drogas são variadas. Vão desde acidentes de trânsito, até a dependência química, passando por sérias doenças do fígado e do coração, além de acidentes no trabalho, entre outras mazelas – conta Zoraia.

Palestras

Sobre o II Fórum, ela explica que as palestras irão abordar temas como “Fatores de Risco e de Proteção” e ainda sobre “Medidas para Reciclagem do Lixo Familiar” – entenda-se lixo como a situação negativa em que toda a família sofre por conta do fato de um parente estar viciado, de modo que se torna necessário e imprescindível um resgate familiar.

- Ainda haverá o Papo Aberto – espaço onde adolescentes e familiares são conduzidos grupalmente por uma psicóloga, que tem a incumbência de construir estratégias e efetuar mecanismos para desmistificar tabus e estigmas a respeito da temática das drogas, de maneira que o adolescente e sua família sejam melhor orientados – ressalta Zoraia.

Também haverá palestra com orientações sobre a promoção da saúde. Assim, serão tratados temas que sensibilizem a platéia a optar por uma vida mais saudável, com a devida e importante qualidade.

Já a palestra intitulada “Amor Exigente” levará o público à reflexão, retratando o fato de uma família inteira ser surpreendida ao tomar conhecimento que um filho, neto ou sobrinho está envolvido pelo vício de substâncias psicoativas.

A conselheira Zoraia completa dizendo ainda que as pesquisas apontam o Brasil como o quarto país do mundo em mortes de adolescentes e jovens com idades entre os 14 e 25 anos. Estas são provocadas por violência existente no submundo das drogas, quando há confrontos com a polícia ou entre gangues.