Laboratório de Ciências da Escola Municipalizada Polivalente pesquisa sobre dengue

28/11/2013 15:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

O combate à dengue na rede municipal de ensino faz parte das salas de aula. Educadores das 105 unidades municipais reforçaram o trabalho nas salas de aula e em laboratórios de ciências quanto à prevenção da dengue. Para intensificar o trabalho a Divisão de Educação e Saúde levará em dias específicos uma peça de teatro que detalha de maneira lúdica e informativa o combate à dengue. A ação contará com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE). A Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira é uma das que receberão a atividade.A apresentação teatral vai acontecer em breve.

A unidade situada na Costa do Sol também se dedica ao estudo da prevenção do mosquito da dengue é o Laboratório de Ciências, ambiente que também recebe professores de disciplinas como Matemática, Química e Física, que com auxílio de monitores e estagiários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvem diariamente aulas-pesquisas com os 870 alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além de contar com experiências junto aos alunos, a iniciativa também se destaca por desenvolver pesquisas e trabalhos voltados para a dengue. A intenção, segundo a coordenadora docente da UFRJ, Flávia Borges Mury, é de que no local sejam levantados dados epidemiológicos da dengue, estudos sobre os tipos de dengue e diferenças de mosquitos. A pesquisa está sendo ministrada com um grupo específico de alunos dos 8º e 9º anos em dias previamente agendados pela coordenação.

Para isso, no espaço, também estão sendo promovidas palestras com os alunos sobre os devidos cuidados com o mosquito transmissor para que eles possam replicar as informações nos bairros e comunidade escolar. Outra proposta é que por meio dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos, seja elaborado um livro paradidático sobre a dengue, material que poderá servir de subsídio para outras unidades municipais de ensino utilizarem no próximo ano letivo.

O laboratório é fruto de uma parceria entre a UFRJ e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e contará com a atuação e supervisão de professores da UFRJ e alunos bolsistas da FAPERJ. Diante disso, para reforçar os estudos e pesquisas, o laboratório foi dotado de equipamentos como microscópio acoplado a televisão, lupas, balança analítica, destilador de água, capela e pHmetro para análise.

De acordo com a diretora da unidade, Sônia Maria Pereira, o Laboratório de Ciências está contribuindo para ampliação do conhecimento científico; aprendizagem dos processos e métodos das ciências e melhor aplicação das pesquisas científicas.

Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, lembrou que deve ser publicada em breve uma a portaria interministerial que incluirá na grade curricular das escolas da rede pública temas relativos à prevenção de doenças. Ela lembrou também que os professores e demais funcionários das unidades foram orientados quanto à ações e estratégias que podem ser adotadas pela equipe pedagógica e alunos, com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a prevenção do mosquito.