Laboratório de medicina é inaugurado durante Aula Inaugural da Funemac

11/04/2008 16:27:29 - Jornalista: Grazielle de Marco

O Laboratório de Pesquisa em Saúde e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi lançado na noite de quinta-feira (10), durante a abertura de Aula Inaugural da Cidade Universitária. Este é mais um passo em direção à instalação da Faculdade de Medicina em Macaé.

De acordo com Joelson Tavares, presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), responsável por gerir não só a Cidade Universitária como os convênios firmados entre a prefeitura e as universidades, este é um grande avanço no projeto de interiorização da universidade. “A riqueza do petróleo não tem trazido as mudanças que sonhamos e a universidade oferece novos caminhos e opções de desenvolvimento. Sabemos das dificuldades inerentes ao projeto de transformar Macaé em pólo universitário, mas temos vencido obstáculos e esta é mais uma prova disso”, ressaltou.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFRJ comentou que o laboratório terá três características principais. “Primeiro é importante ressaltar que esta pesquisa será uma congregação de diversos estudos na área, entendendo saúde de forma mais ampla e com uma grande interação com a sociedade. Além disso, as pesquisas serão conduzidas de forma multidisciplinar”, disse.

Segundo ele, a intenção é fazer a interação com a região e com os alunos. “Os estudantes terão possibilidade de participar do projeto, de forma a podermos também identificar futuros pesquisadores”, completou.

Para o ex-presidente da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Luciano Diniz, é importante a cidade desenvolver esse tipo de atividade, com o intuito de promover interação entre o setor médico, universidade e a sociedade. "Além disso, esse projeto pode ajudar a administração pública a diagnosticar problemas. Por isso temos a necessidade de desenvolver pesquisa com extensão", ressaltou.

O Secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, destacou que iniciativas como essa são fundamentais para a região. “A Faculdade irá potencializar discussões, políticas públicas e, principalmente, recursos humanos. Vejo a transformação de Macaé em Pólo Universitário como uma forma de melhorar a educação como um todo”, finalizou.

Joelson ratificou o anúncio já feito pelo prefeito Riverton Mussi de que no próximo vestibular da instituição serão abertas novas vagas para Macaé. “Teremos 30 para medicina no segundo semestre; 20 para nutrição iniciando as aulas no segundo semestre e 40 para enfermagem, sendo 20 no primeiro e 20 no segundo semestre”, lembrou.