Lagoa de Imboassica receberá plano de recuperação

21/08/2008 17:04:43 - Jornalista: Liliane Barboza

O fogo que atingiu parte das margens da Lagoa de Imboassica no início da semana, preocupou o secretário Executivo de Meio Ambiente (Sema), Márcio Romero Galardo. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 2 mil metros quadrados teriam sido atingidos pelo incêndio. De acordo com Galardo, a Prefeitura da Macaé assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público e para que isso seja concretizado, elaborou um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRADE) que será implantado durante as obras de duplicação da Avenida Amaral Peixoto (RJ-106).

“Neste momento o que temos a fazer, por enquanto é isolar a área e aguardar que a vegetação se recomponha naturalmente”, informou o secretário. Márcio acredita que o incêndio pode ter sido causado por alguém que tenha jogado uma ponta de cigarro no local.

O secretário Executivo de Meio Ambiente, informou ainda que não há data definida de quando o PRADE terá início. Segundo o coordenador de Áreas Degradadas, Guilherme Sardenberg, o Plano de Recuperação de Área Degradada contempla a revegetação da faixa marginal do todo o Rio Imboassica.

- Além disso, o plano contempla ações de revegetação na faixa marginal da Lagoa de Imboassica. Outra medida que a Prefeitura de Macaé vem tomando para diminuir a poluição no local, é a Instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), declarou Guilherme.

O coordenador disse que a estação de tratamento possui um sistema terciário, ou seja, elimina o nitrogênio e o fósforo, que são substâncias causadoras da poluição. Guilherme explicou ainda que a ETE irá tratar o esgoto dos bairros Mirante da Lagoa, loteamento Jardim Guanabara, todas as empresas da fazenda Mutum e parte do São Marcos.

- Outra medida serão as obras da rede coletora de esgoto dos bairros Vivendas da Lagoa e Morada das Garças que serão descartadas no canal do Capote, na Linha Azul, finalizou.