Lagomar: obras de infra-estrutura beneficiarão 30 mil moradores

08/08/2007 15:17:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé e a secretaria executiva de Obras (Semob) continuam as obras na rua W5, no bairro Lagomar, que recebe infra-estrutura urbana, através do Projeto Lagomar. As obras contemplam as principais ruas com redes de saneamento básico e pavimentação. Os trabalhos da primeira fase do projeto visam melhorar a vida de, aproximadamente, 30 mil moradores. Estão orçadas em 29 milhões de reais, com recursos já previstos no orçamento da prefeitura.

A W5 é uma das mais importantes ruas da localidade. Tem cerca de três quilômetros de extensão, começa nas proximidades do Terminal Lagomar, na Rua W8 e termina na área de amortecimento do Parque Nacional de Restingas de Jurubatiba. A rua é cortada por várias transversais, como a W14 e W16, que também passam por obras. A Semob já instalou a rede de esgoto da W5 e conclui o manilhamento de águas pluviais. Parte da rua recebeu meios fios e compactação do solo para a pavimentação asfáltica.

Transversal à W5, a rua W8 já foi pavimentada. Também transversais, nas ruas W10, W12 foram instaladas as redes de drenagem e a pavimentação. Na W14, foi iniciada a pavimentação e na W16, que já está pavimentada com paralelepípedos até a esquina da W5, a Semob começou a instalar a rede de águas pluviais e, a partir da metade da rua, é instalada a rede de esgoto.

Segundo o secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, a W5 é uma das mais importantes vias do bairro, e as obras devem estar concluídas até outubro. Ele disse que da W5 em direção ao canal Macaé/Campos, todas as ruas estão com as redes de saneamento concluídas e pavimentadas.

- Da W5, em direção à praia, as obras estão em execução em várias ruas e em muitas delas a infra-estrutura está concluída. Hoje, mais de 60% da primeira fase do Projeto Lagomar está pronta. O bairro apresenta outra feição e os moradores têm nos procurado, satisfeitos com as melhorias que o Lagomar recebe da administração do prefeito Riverton Mussi – disse Tadeu Campos.

O morador Luiz Cléber de Almeida Silva, residente no Lagomar desde 1993, mostrou satisfação com os benefícios trazidos ao bairro. “Quando mudei para cá, tinha que descer a pé da rodovia até minha casa, que fica na Avenida Atlântica, enfrentando poeira, no tempo seco, e lama, na época de chuvas. Era tanta lama, que tínhamos que tirar os calçados e vir descalços. As obras são uma benção. O prefeito está de parabéns e sei o quanto lutou para trazer essas melhorias”, disse Luiz Cléber.

Respondendo ao morador Luiz Cléber sobre a possível construção da Avenida Beira-Mar, Tadeu Campos falou que o projeto existe e que Riverton Mussi já colocou o desejo de construir a avenida. “Temos o projeto, que prevê a construção de uma avenida beirando a orla, com 20 a 25 metros de largura, mas para construções à beira-mar é necessário ter a aprovação da Marinha. Hoje, como o mar está avançando na orla, teremos que rever o projeto e aguardar o posicionamento do prefeito e da Marinha – concluiu Tadeu Campos.

Esgoto do bairro será lançado na ETE do Engenho da Praia

Ao mesmo tempo em que continuam as obras da primeira fase do Projeto Lagomar, realizando a infra-estrutura das avenidas e ruas do fluxo principal do bairro, como a avenida que margeia a Rodovia Amaral Peixoto, as W1, W3, W5, Avenida Quissamã, com duas pistas, entre outras, a prefeitura se preocupa com o escoamento do esgoto do bairro. O esgoto do bairro será lançado na ETE Engenho da Praia, cujas obras de ampliação estão licitadas e devem começar logo. Com a ampliação, a ETE, com capacidade para captar o esgoto de quatro mil moradores, vai atender a todo esgotamento do Lagomar, com população de quase 30 mil pessoas.