Lagomar passará por obras de melhoria no sistema de esgotamento sanitário

26/12/2023 15:05:00 - Jornalista: Assessoria BRK

Equipes vão atuar na Avenida Doutor Sérgio Vieira de Mello para implantação de novo trecho de rede

Prosseguem as obras na estrutura do sistema para coleta e tratamento de esgoto no Lagomar. Considerado o mais populoso de Macaé, o bairro vai passar por intervenções para a implantação de novo trecho de rede, que vai permitir a melhoria do transporte do esgoto coletado até a Estação de Tratamento. Os trabalhos vão acontecer na Avenida Doutor Sérgio Vieira de Mello (antiga Rua W-5), entre as ruas W-18 e Rua W-16. A previsão é de que as equipes iniciem os serviços a partir do dia dois de janeiro de 2024.

Para preservar a segurança de quem transita no local das atividades impactando o mínimo na circulação, está prevista a realização de um bloqueio parcial, com o desvio do trânsito para meia pista. No entanto, será necessária a desativação de uma parte da ciclovia enquanto as equipes estiverem atuando nas obras, que devem seguir até o dia cinco de fevereiro do próximo ano.

Até lá, os condutores devem dar preferência a rotas alternativas e, se precisarem passar pelo trecho de atuação, será necessário cuidado e atenção à sinalização para evitar acidentes.

Vale ressaltar também a importância da colaboração em não estacionar no local indicado nos dias previstos para a realização das atividades. Nos casos de emergências médicas ou de serviços essenciais (Bombeiros, Defesa Civil etc.), a passagem será liberada.

Ligação à rede

As novas obras trarão melhorias ao subsistema Lagomar, que, desde 2019, é operado pela BRK. Após um processo de recuperação das estruturas, a região conta hoje com 59 km de redes coletoras de esgoto e 15 estações elevatórias para o bombeamento do esgoto para a Estação de Tratamento (ETE) Lagomar, que tem capacidade para tratar até 40 litros de esgoto por segundo.

E para garantir o pleno funcionamento do sistema na região dos bairros Lagomar e Engenho da Praia e o esgoto receba o tratamento adequado, é necessário que os proprietários façam a ligação das residências à rede exclusiva, além de preservar a estrutura, não realizando o descarte incorreto de resíduos e materiais, como óleo, restos de comida, fios de cabelo, fios dentais, papel higiênico, cotonetes, lenços umedecidos, absorventes, fraldas, tecidos, sacolas e garrafas plásticas.

"Fazer a ligação corretamente e zelar pelo sistema de esgotamento sanitário evita uma série de ocorrências que geram grandes transtornos. Os bons resultados com relação à coleta e ao tratamento de esgoto é um desafio que depende do esforço de todos", explica o gerente de Operações, Renato Miranda.

Para acompanhar o avanço das obras no Lagomar e tirar dúvidas sobre ligação dos imóveis e cuidados com a rede, a concessionária disponibiliza os telefones 0800 771 0001 e (22) 99878-0023 (Plantão Social), além do e-mail plantaosocialmacae@brkambiental.com.br.