Lagomar: prosseguem ações da prefeitura no bairro

28/08/2008 16:47:43 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé continua com as ações do projeto Lagomar, levando à localidade obras de infra-estrutura urbana. Esta semana, a prefeitura conclui a instalação da rede de drenagem de águas pluviais e de esgoto na Avenida W1 e também na iniciou a preparação do leito da rua para a pavimentação.

As obras de infra-estrutura no bairro começaram em 2006 e estão divididas em duas etapas. As ações envolvem instalação de rede de águas pluviais e de esgoto e pavimentação das ruas. As melhorias no Lagomar vêm mudando a localidade, dando aos moradores qualidade de vida.

Segundo moradores do Lagomar, o bairro não contava com nenhuma obra. Nas ruas, lama quando chovia e poeira, no tempo seco. Sem contar com coleta, o lixo era espalhado por toda parte. O bairro não contava com linha de ônibus. Hoje, a situação é outra, com várias ruas já pavimentadas e com redes de esgoto e de drenagem de águas pluviais, coleta de lixo e passagem dos coletivos pelas principais ruas do bairro.

Grande parte das obras da primeira etapa do projeto Lagomar está concluída. Falta terminar a pavimentação das ruas W1, da W5, da W28 e da W30. As redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto também estão quase concluídas. As redes de drenagem de águas pluviais estão sendo direcionadas ao Canal Macaé/Campos.

As redes de esgoto do bairro caminham direção ao Terminal do Lagomar, onde, por elevatórias, o esgoto será direcionado à ETE do Lagomar, que vai tratar o esgoto de cerca de 15 mil pessoas. As obras da ETE já começaram, ao lado da ETE do Engenho da Praia.

Os números do Projeto Lagomar

Situado no Setor Administrativo 06, o Lagomar recebe o Projeto Lagomar, com o objetivo da melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 mil moradores, dividido em duas fases. Na primeira, o bairro recebe obras de infra-estrutura urbana, orçadas em R$ 30 milhões de reais. A prefeitura está investindo mais R$ 8 milhões para escoar o esgoto do bairro.

No Lagomar, a prefeitura já instalou 20.517,18 metros de tubos de concreto armado e simples, para galerias de águas pluviais, sendo 3.139,38 metros com diâmetro de 1000 milímetros, 783,44 metros com 1.200 milímetros, 1.357,12 metros com 400 milímetros e 3.501,17 metros com 800 milímetros, 4.327,99 metros com 600 milímetros e 4.881,30 metros com 300 milímetros.

Direcionados ao tratamento do esgoto do bairro já foram instalados 29.469,55 metros de tubulações, sendo 2.547,30 metros de tubo de PVC ocre, 400 milímetros, 239 metros de tubos de PVC para esgoto sanitário, com diâmetro nomimal de 150 milímetros, 9.428,84 metros de tubo de PVC com diâmetro de 200 milímetros e 17.254,11 metros de tubo de PVC com diâmetro de 300 milímetros.

Direcionados à ETE, já foram instalados 24 metros de tubo de concreto armado, com junta elástica para esgoto, com diâmetro de 400 milímetros, 42 metros com diâmetros de 500 milímetros, 18 metros de tubo de PVC com diâmetro de 100 milímetros e 18 metros, com diâmetro de 300 milímetros.

As obras de pavimentação já totalizaram 78.654,47 metros. Foram instalados 1.270,00 metros de meio-fio curvo de concreto simples, 15 mpa, moldados no local, com 0,15 metros de base e 0,30 de altura, rejuntado com cimento e areia, 35.353,34 metros de meio-fio de concreto pré-moldado e 42.031,13 de pavimentação com paralelos sobre colchão de pó-de-pedra e rejuntados com betume e cascalhinho.

Toda a rede de esgoto do Lagomar terá 55 mil metros. Mais da metade já está instalada. Também já está instalada mais da metade da rede de drenagem do bairro, que totalizará 38 mil metros.

Para completar a infra-estrutura do bairro, o Lagomar receberá a rede de distribuição de água, através da parceria Nova Cedae/ Prefeitura de Macaé. O secretário de Obras, Mário Bucker, informou que a Cedae vai efetuar a ligação de água para o bairro, que já conta com rede de distribuição.

- A parceria Cedae/Prefeitura está beneficiando várias localidades de Macaé com o aumento da oferta de água. Os bairros situados depois da ponte Ivan Mundim, em relação ao centro, como já vem sendo feito na Ajuda de Baixo e Nova Holanda, serão os primeiros a receberem a ampliação da rede de distribuição de água na cidade, de acordo com a Cedae – concluiu Mário Bucker.

De acordo com o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, as obras de infra-estrutura são a primeira fase do Projeto Lagomar e vão chegar a todo o bairro. Na outra fase, o Lagomar ganhará urbanização, iluminação, sinalização horizontal e vertical nas ruas.


A localidade

Originalmente definido como uma área industrial, o Lagomar conta hoje com várias empresas que prestam serviço à área de petróleo da Bacia de Campos. Há cerca de 15 anos, áreas de cerca de cinco mil metros foram loteadas e vendidas, sem autorização da prefeitura. Nos loteamentos, surgiram várias residências, mesmo o bairro não tendo a infra-estrutura de uma área residencial.

Área de preservação ambiental com vegetação de restinga, situado na área de entorno do Parque Nacional de Jurubatiba, o bairro foi transformado em Área Especial de Interesse Social, através de decreto da prefeitura em 2005. Depois disso, o município promoveu a regularização fundiária, ordenamento de uso e ocupação do solo e criação de zona de amortecimento no entorno do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba para prevenir ocupações irregulares, começando, então, as ações do Projeto Lagomar.