Lan Houses serão inauguradas nesta quarta-feira

14/04/2008 11:40:21 - Jornalista: Waleska Freire

Cumprindo a segunda fase do programa Macaé Inteligente, serão inauguradas nesta quarta-feira (16) as primeiras Lan Houses Públicas do projeto Casas Inteligentes no município. Às 9h será inaugurada a lan house da Nova Holanda, no Centro Kardecista Flor do Amanhã, localizada na rua Aurélio Cristiano Silva, 679. Já às 18h será a vez do bairro das Malvinas, na rua Principal da Malvina, nº 1280.

- Esse é um projeto do programa Macaé Inteligente que consiste na instalação de Lan House Pública nas periferias a fim de promover a inclusão social por meio da inclusão digital. A comunidade vai poder usar gratuitamente 10 computadores com internet e terá a orientação de quatro monitores, dois em cada turno. O tempo de uso por pessoa é de 30 minutos, prorrogáveis de acordo com a demanda. Qualquer pessoa pode usar a lan house, sendo vetado o aceso a sites eróticos e de jogos", informou Guto Garcia. A comunidade poderá pagar suas contas on line, fazer cursos, pesquisas, acessar sites de relacionamento como orkut e MSN.

Os monitores das lan houses foram escolhidos entre os 87 alunos das primeiras turmas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania formados no dia 08. A Fábrica, assim como a Casa Inteligente, é um projeto do programa Macaé Inteligente.

Fábrica – O projeto da Fábrica de Cidadania, coordenado pela secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. As aulas são gratuitas nos turnos da manhã, tarde e noite. O curso oferece várias oportunidades para que o jovem ingresse no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, e contribui para a redução do lixo tecnológico. Todo computador reciclado pelos alunos é instalado nas Casas Inteligentes (lan houses públicas) nas periferias.