Lançamento do livro “Palavra Expressa” é adiado

05/12/2008 17:00:32 - Jornalista: Andréa Lisbôa

O lançamento do livro “Palavra Expressa” da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto e Fundação Macaé de Cultura, previsto para a próxima terça-feira (9), acontecerá na terça-feira (16), às 18h, na biblioteca. A coletânea de poemas de 17 autores, de 13 a 96 anos, busca registrar as diferenças e confluências dessa produção literária apresentada oralmente em 2007 e 2008, nos momentos culturais proporcionados à cidade por esses poetas.

Alguns dos autores que participam da coletânea já possuem livros publicados. Outros terão pela primeira vez seus textos impressos. As criações contemplam múltiplas linguagens e imagens. Para Carla Pereira da Silva, uma das organizadoras do livro e coordenadora do projeto, esse trabalho é “efeito das experiências que buscaram a aproximação da literatura local com a comunidade, da voz com sentido coletivo e performático”. Ela explica que não são textos selecionados de acordo com critérios acadêmicos. “Mas sim segundo o desejo de coletar a produção poética que há em Macaé”, diz.

Carla ressalta que muitos escritores do município não participaram do projeto neste período, mas serão bem-vindos nos próximos encontros. Além de Carla, participaram da organização da coletânea, Rosane Machado Carvalho, também coordenadora do projeto, e Gerson Dudus. A obra da Fundação Macaé de Cultura foi realizada pela Editora 7 Letras (Imprimatur).

Os poetas participantes são: Carla Guedes Braga, Carla Pereira da Silva, Conceição de Maria Pereira Alves Rosa (presidente da Fundação Macaé de Cultura), Corsínio Soares Francisco, Gerson Dudus, Harlen dos Santos, Iêda Moraes da Silva, Jaíra Pacheco Branco, Jorge Piri, Joventino de Oliveira Gomes, Laurita de Souza Santos Moreira, Maria Clara Curty Soares Bastos, Regina Céli Moreira Nunes, Rita Maria Salazar Brennand, Rosane Machado de Carvalho, Sandra Oliveira Wyatt e Silviana Teixeira. Cada um com três poemas. Suas biografias resumidas também estão no livro.