Lançamento do Mutirão ‘Minha Escola Querida’ é neste sábado, na Malvinas

29/05/2009 11:34:36 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Arquivo Secom

Programa terá participação da comunidade escolar

O programa “Minha Escola Querida” vai ser lançado, neste sábado (30), pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) na Escola Parque Municipal Wanderley Quintino Teixeira, no bairro Malvinas. Serão dois dias (sábado e domingo), das 8h às 17h, de atividades e ações coletivas, mobilizando os pais dos alunos, voluntários da comunidade e uma equipe do governo municipal, que vão promover um mutirão para melhorias na estrutura física da escola.

As atividades da programação do mutirão “Minha Escola Querida” vão acontecer dentro e fora da Escola Wanderley Quintino. Para isso, foi montada uma tenda da educação em frente à escola. O mutirão vai começar com pintura e revitalização da escola, seguido da atividade na área de saúde bucal com o tema “Vamos salvar o mundo das Cáries”; apresentação do grupo de Hip Hop do programa Art Luz; ações promovidas pelos recreadores da Semed e jogos culturais. Ex-aluna do Jardim de Infância Anna Benedicta e do Colégio Estadual Luiz Reid, a atriz da Rede Globo Mônica Martelli, participa como voluntária do programa “Minha Escola Querida”.

À tarde, prossegue a pintura e revitalização da escola, com diversões e a participação da Fundação de Esportes. Haverá também um show circense com Fabiano Freitas do Sana.

No domingo (31), a programação prossegue com a pintura e revitalização da escola, apresentação do grupo de ginástica do Programa Art Luz, recreações, jogos culturais e participação da Fundação de Esportes. Haverá também sorteio de um computador doado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. O evento vai ser encerrado com a apresentação de uma orquestra de violinos.

A Receita Federal, em parceria com a secretaria Municipal de Fazenda, fará a distribuição de cartilhas e folhetos, referentes à Educação Fiscal; sorteios de material educativo (cartilhas/livretos/canetinhas); atividade lúdica com distribuição de papel e canetinhas às crianças, presentes para confecção de desenhos referentes ao tema; conversas com a comunidade presente sobre Educação Fiscal e sua importância no atual contexto social.

- Vamos entrar no sábado com a escola de uma forma e sairemos no domingo de uma escola totalmente diferente. Não é uma reforma. A proposta vai além das melhorias físicas. Estamos investindo na recuperação das escolas, desenvolvendo uma campanha para que todos se reconheçam como parte integrante da escola, e motivando o voluntariado empresarial. O programa visa também a coleta de dados históricos sobre o bairro e a escola. O “Minha Escola Querida” é para revitalização. O objetivo principal é trazer a comunidade para dentro da escola, para o convívio com professores, diretores, por meio de um mutirão, pois as escolas são da população - informa a secretária municipal de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.