Leitura dramatizada de Ubu Rei acontece nesta quarta no projeto Quartas Culturais

24/07/2007 16:15:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta quarta-feira (25), o projeto Quartas Culturais coloca em prática leitura dramatizada da peça Ubu Rei. A encenação acontece no quarto andar do Centro Macaé de Cultura. Com início previsto para as 19h, há 40 lugares para quem gosta de teatro. A entrada é franca.

Segundo o diretor desta leitura dramatizada, Leandro Cunha – ex-aluno que em 2003 completou o curso técnico de teatro na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes -, Ubu Rei foi a primeira peça não naturalista, mostrada aos franceses no final do século XIX.

- Além disso, a peça dá sustentação aos movimentos que apareceram em seguida como o futurismo, o cubismo e o surrealismo - afirma o diretor. O espetáculo conta a história de um casal que tenta tomar o poder na Polônia, com ênfase na opressão causada pelo poder político, em casos como esses.

O texto de Ubu Rei foi escrito por Alfred Jarry (francês). A encenação com alunos da Escola de Artes conta com participação de 11 atores, com idades entre 16 e 30 anos. O evento será realizado no Auditório Euzébio de Mello.

Segundo o diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Fred Tolipan, as quartas culturais - que acontecem todas as quartas-feiras, respectivamente, nas áreas teatrais, literárias, musicais e de vídeos – levam ação cultural para Macaé.

- É um dia alternativo no qual mostramos à cidade peças, textos, repertórios musicais, documentários e filmes, enfatizando a formação acadêmica do público alvo. Esse é constituído por alunos da Escola de Teatro, incluindo aprendizes do Conservatório Macaé de Música - explica Fred.

Antes de cada evento das quartas culturais há palestra apresentando o tema, em termos históricos e estéticos. A coordenação do projeto cabe aos agentes culturais Larissa Benini, Alessandra Gélio, Felipe Argollo e Leandro Baumgratz.