Leitura será prioridade na rede municipal

17/01/2018 11:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Objetivo é formar um aluno alfabetizado capaz de adquirir novos conhecimentos em áreas diversas

O projeto Prática de Leitura será o foco principal deste ano letivo na rede municipal. O objetivo é garantir a alfabetização de 80% dos alunos do primeiro ano de escolaridade. As ações do projeto, que serão iniciadas na volta às aulas, no dia 5 de fevereiro, estão sendo traçadas pela equipe do Ensino Fundamental e têm a finalidade de formar um aluno alfabetizado e também leitor competente capaz de adquirir novos conhecimentos de outras áreas.

Macaé atende uma média de três mil estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental. A rede municipal incentiva parceria com a família para auxiliar alunos na leitura de textos em casa. De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a frequência escolar e a motivação pela leitura são fundamentais para a alfabetização.

- O hábito da leitura favorece o desenvolvimento do estudante em diversos aspectos relacionados com o ensino e a aprendizagem, como o senso crítico, a ampliação da capacidade de criação, imaginação e de conhecimentos gerais - ressalta Guto Garcia.

A rede municipal vai iniciar a formação continuada dos educadores. A intenção é reforçar as estratégias voltadas para o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que segundo, o secretário de Educação, Guto Garcia, pretende contribuir na formação de cidadãos inseridos nas demandas do município. O ensino municipal de Macaé atende cerca de seis mil alunos do primeiro ao terceiro anos.

Com a Prática de Leitura, a prefeitura visa destacar a competência leitora do aluno, que compreende e interpreta textos em diferentes situações. Para isso, a coordenação do Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano) terá como foco de trabalho a "Competência Leitora" com ênfase na fluência, interpretação e compreensão dos textos.

Dentro do Pnaic, as ações de formação têm por objetivos garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Reduzir a distorção idade-ano de escolaridade na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento dos professores também são metas.


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