Leonardo Boff cancela palestra

22/10/2009 13:35:34 - Jornalista: Andréa Lisboa

O filósofo Leonardo Boff esperado para palestrar nesta sexta-feira (23), na Cidade Universitária de Macaé, cancelou sua participação no encerramento da III Semana Universitária Integrada, alegando motivos pessoais. A Fundação Educacional de Macaé (Funemac), informada na tarde de terça-feira (20) sobre a impossibilidade de seu comparecimento reiterou o convite ao antropólogo Luiz Eduardo Soares, esperado desde o ano passado, que fará, às 20h30, a palestra “O desafio social do conhecimento”.

Com a mudança do horário da palestra, foi alterado também o do “Intervalo Cultural” com a Orquestra Popular de Macaé-OMP, que será às 19h30. O diretor Acadêmico da Funemac, Meynardo Rocha, explica que a data foi escolhida por Leonardo Boff e ainda que todas as providências para a sua vinda já havia sido tomadas pela fundação. “Infelizmente, o empresário Cristiano Miranda não nos deu outra data”, lamenta.

“Mas é com alegria que receberemos Luiz Eduardo Soares, a quem já tentamos trazer para o “Encontro de Diálogos”, completa o superintendente, referindo-se ao ciclo de palestras ocorrido no ano passado. Luiz Eduardo Soares, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e da Universidade Estácio de Sá, é mestre em antropologia social, doutor em ciência política, com pós-doutorado em filosofia política. Ele foi pesquisador visitante do Vera Institute of Justice, de New York, e professor visitante da Harvard University, Columbia University, University of Virginia e University of Pittsburgh.

"Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública do Estado do Rio de Janeiro"; "Cabeça de Porco", com MV Bill e Celso Athayde; “Elite da Tropa”, com André Batista e Rodrigo Pimentel; “Legalidade Libertária”; “Segurança Tem Saída” e “Espírito Santo”, com Carlos Eduardo Lemos e Rodney Miranda, foram seus últimos livros.

Nos anos 90, publicou “Os Dois Corpos do Presidente; “O Rigor da Indisciplina”; “A Invenção do Sujeito Universal: Hobbes e a política como experiência dramática do sentido”; “Violência e Política no Rio de Janeiro” e o romance, “O Experimento de Avelar”.

O professor exerceu, entre outros cargos na área de Segurança Pública, Assistência Social e Prevenção da Violência, o de secretário Nacional de Segurança Pública, entre janeiro e outubro de 2003.
A Secretaria Municia de Educação (Semed) com o projeto III Semana Universitária Integrada - "Educação e Multiplicidade: o desafio social do conhecimento", até sexta-feira, promove discussões a fim de contribuir para a formação dos universitários, integrando também a comunidade.

Na quarta-feira (21), às 19h, houve Intervalo Cultural com o chorinho de Rubén Pereira, Bruno Py e Jansen Queiroz e, às 20h, o workshop "Educação e Sustentabilidade", dos projetos na área de sustentabilidade da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos- FeMASS. Nesta quinta-feira (22), tem, às 19h, Intervalo com Rômulo e, às 20h, a mesa redonda "Multidisciplinariedade do saber na contemporaneidade" (UFF).