Liecam realiza vistoria técnica de carros alegóricos

30/01/2009 15:48:14 - Jornalista: Assessoria Liecam

Carnaval é época de folia e alegria. Por isso é necessário tomar alguns cuidados com os carros alegóricos e tripés usados pelas agremiações, para que não haja acidentes. A Liga Independente de Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam) buscando a segurança no carnaval vem realizando a fiscalização dos carros, seguindo as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e do Corpo de Bombeiros. No Grupo Especial, o mínimo são três carros e no Grupo 1 a exigência é de um carro. As escolas do Grupo 2 desfilam com um tripé.

A fiscalização dos carros e tripés é feita pelo engenheiro Carlos Alexandre, que lembra a importância desta etapa. "A fiscalização é feita antes do carnaval para que durante o desfile tudo saia bem, nenhum carro quebre no meio do caminho. Meu trabalho é verificar se as soldas estão bem feitas, se está tudo dentro das normas de segurança. Quem avalia o tamanho das estruturas é o Corpo de Bombeiros, que dá o parecer final", explicou o engenheiro.

Segundo o chefe da seção de serviços técnicos do Corpo de Bombeiros de Macaé, tenente Daniel Chaves, a vistoria é feita com base nas normas de segurança. "A norma é feita pelo Corpo de Bombeiros com base na Sapucaí, adaptando sempre para a realidade de cada lugar. A cada ano esta norma é reformulada, e a partir dela avaliamos se o carro está dentro do que é pedido. Entre os pontos que vistoriamos está a largura do carro alegórico, para que ele não fique preso na avenida, e a medição da altura para não bater em um fio de alta tensão", disse.