Linha Azul recebe ações para maior segurança viária

10/05/2016 09:44:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Carlos Fernandes

Via recebeu novos radares para fiscalização eletrônica

A Secretaria de Mobilidade Urbana instalou, recentemente, novos radares na Avenida Lacerda Agostinho, conhecida como Linha Azul. Os equipamentos de fiscalização ficam nas proximidades da localidade de Águas Maravilhosas. Além da sinalização vertical, com placas indicando os limites de velocidade e a presença de fiscalização eletrônica, o local também vai receber sinalização horizontal com indicação da fiscalização eletrônica. Após a conclusão da instalação dos dispositivos e da sinalização indicativa da velocidade regulamentada para o trecho, a previsão é que o mesmo passe a funcionar em caráter de teste durante uma semana.

A Linha Azul recebe grande volume de veículos diariamente, inclusive pesados e carretas da indústria offshore, por fazer parte da rota entre a BR-101 e a RJ-106. De acordo com o Código de Urbanismo Municipal, atualmente, a Linha Azul é classificada como via de trânsito rápido (limite de 80 km/h). Porém, devido ao crescimento no entorno da via, algumas medidas foram adotadas para permitir a fluidez do trânsito, mas com segurança a todos que transitam por ela, incluindo pedestres e ciclistas.

- Este pacto social que é o Código de Trânsito exige a colaboração dos condutores em respeitar os limites de velocidade definidos por lei para evitar acidentes. É importante que entendam isso, principalmente próximo de pontos em que há travessia de pedestres. O equipamento de fiscalização eletrônica é apenas mais um meio para garantir esta segurança viária. Mas é a conscientização que evita acidentes, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes.

Além da obrigação dos condutores, aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia próximo aos trechos mais críticos, como pontes, por exemplo. Antes de atravessarem tenham certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitar o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.

Segurança - Um novo conjunto semafórico também funcionará na Linha Azul. Um dos equipamentos já foi instalado na altura do condomínio Bosque Azul, dos programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal (momentaneamente funcionando em alerta piscante). O outro dispositivo (também momentaneamente em funcionamento em alerta piscante) encontra-se próximo à localidade conhecida como Piracema. Há previsão de instalação de outros semáforos na região próxima ao prédio do Senai, no Novo Botafogo, por onde circulam muitos estudantes diariamente.

Tão logo os três equipamentos estejam instalados o funcionamento efetivo terá início. Ainda, em complemento aos semáforos, serão pintadas no local as faixas de pedestres e instaladas as demais placas de sinalização necessárias.


Fotos Relacionadas