Linha Verde pronta para ser liberada para o tráfego

25/06/2008 15:15:46 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Já foram concluídas as obras de uma das pistas da Linha Verde, que estava fechada para o trânsito de veículos. O trecho será liberado para o tráfego ainda esta semana. Segundo informações da secretaria de Obras (Semob) e pela empresa responsável pelo trabalho, a pista foi toda reconstruída. As obras sofreram atraso por causa das chuvas que caíram no município no final de 2007 e no início deste ano.

O trecho concluído já recebeu sinalização horizontal. Em toda extensão da pista, do lado do canal, foi construída uma ciclovia, que já está pronta e pintada. A Linha Verde contará com lombada eletrônica ou radar para fiscalização de velocidade. Segundo informa a Semob, as obras na Linha Verde continuam. Já foi iniciada a recuperação do trecho situado entre o trevo da Rua Aloísio Gomes até o bairro da Glória. Quando esse trecho for concluído, a prefeitura iniciará as obras da outra pista da Linha Verde.

As obras na Linha Verde foram iniciadas em junho do ano passado, com a interdição de uma das pistas entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira. Para não causar maiores impactos no trânsito, já que a via tem grande movimentação de veículos, foi liberado o tráfego em mão dupla na outra pista.

A revitalização da Linha Verde faz parte do pacote de obras para agilizar o trânsito no centro de Macaé. Essa via, juntamente com a Rodovia Lacerda Agostinho (Linha Azul), Linha Vermelha e outras, interliga várias áreas da cidade. As obras têm orçamento de R$ 29 milhões.

Antes das obras serem iniciadas, a prefeitura realizou análises e sondagens do solo, concluindo que essa via teria que ser refeita. A Linha Verde foi construída há cerca de onze anos, pelo governo do Estado. As obras começaram no governo de Marcello Alencar e foram concluídas pelo ex-governador Anthony Garotinho.

Desde a sua inauguração, a Linha Verde apresentou vários problemas no leito, o que causava constantes alagamentos, dificultando o trânsito. Os estudos indicaram que a Linha Verde foi construída em área alagada, não estando preparada para a grande utilização que tem hoje.

Segundo levantamento da Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), pela Linha Verde passam cerca de sete mil veículos por dia, a maioria carretas que passam em direção às empresas situadas no Parque de Tubos, em direção à BR-101 ou vindas de municípios do Norte Fluminense, em sentido contrário.

Com extensão de quatro quilômetros de cada lado, a Linha Verde totaliza oito quilômetros. Com o crescimento de Macaé nos últimos anos e com o aumento do número de empresas que vieram para o município para atender à Bacia de Campos, essa via se tornou uma opção de trânsito não só para veículos leves, mas para carretas pesadas que atendem às empresas situadas no Parque de Tubos.

- Pelo aumento da demanda, a Linha Verde começou a apresentar problemas no leito, necessitando de obras que atendam ao crescimento atual e futuro de Macaé - disse o secretário de Obras, engenheiro Mário Bucker.

As ações nessa importante via, que faz parte do arco viário do município, envolveram troca de solo, com uso de material de melhor qualidade. A base e a sub-base da pista foram preparadas para que a Linha Verde suporte cargas de até 40 toneladas, que é o máximo permitido por lei, como acontece nas rodovias.

O secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, destaca a importância da Linha Verde para a melhoria do trânsito em Macaé.

- A Linha Verde, junto com outras vias, interliga várias áreas da cidade. Com a abertura da Avenida Industrial, cujas obras a prefeitura realiza, os motoristas usarão essa Avenida, a Linha Azul e a Linha Verde para ter acesso às empresas no Parque de Tubos e também à Rodovia Amaral Peixoto, em direção às cidades da Região dos Lagos. A prefeitura quer utilizar essas vias de tráfego para carretas, para evitar o trânsito pesado na Barra de Macaé e centro. Com isso, trânsito na cidade será agilizado – disse o secretário Adrian.