Live tem o racismo como tema

25/11/2021 16:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Programação será nesta sexta-feira (26)

O programa Nova Vida realiza nesta sexta-feira (26), às 15h, a live "Racismo Estrutural e Juventude Negra". A programação, que será exibida no Facebook do "Nova Vida", acontece no mês da Consciência Negra com o objetivo de levar reflexões aos 88 adolescentes participantes.

O tema da live será abordado pela Coordenadora de Políticas Sociais e Igualdade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Conceição de Maria Rosa, que também é escritora e poetisa. Ela vai apresentar questões como preconceito, identidade, práticas de enfrentamento ao racismo e desigualdade. O "Nova Vida" investe periodicamente em lives e worshops para contribuir na formação integral do adolescente.

Atualmente, o Nova Vida conta com jovens que retornaram a atuar de forma presencial nos órgãos e secretarias operacionais às segundas, terças e quartas. Já às quartas e sextas, os participantes se envolvem em oficinas virtuais específicas sobre assuntos relevantes do dia a dia como estudos, mercado de trabalho e ansiedade.

Segundo o coordenador do programa, Douglas Fontes, a finalidade das lives é aproximar cada vez mais os participantes do programa de abordagens atuais. "Estamos atingindo nossas expectativas. O objetivo é contribuir com o jovem integrante do programa na vida profissional e pessoal, e ajudar na sua formação em sua totalidade", ressalta.

Nova Vida

O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 23 anos em Macaé. Com jovens na faixa de 14 a 17 anos e 11 meses, o programa atende com acompanhamento específico da coordenação e da equipe de psicólogo e pedagogo. Os adolescentes, que recebem meio salário mínimo, passam um turno do dia trabalhando em secretarias municipais e outros órgãos públicos. Em contrapartida, eles recebem, por mês, meio salário mínimo nacional.