Livro mostra ao mundo caminhos, trilhas e paisagens desconhecidas de Macaé

16/12/2008 17:25:05 - Jornalista: César Dussac

Exposição de fotos e projeção de um vídeo marcaram o lançamento, na noite de segunda-feira (15), no Solar dos Mellos, do livro Serras de Macaé – Trilhas, Caminhos e Paisagens. As fotos são de Everaldo Esterque (Vavá), um dos gerentes da Desema Turismo de Aventura, e o texto é de Edmundo Junqueira. A produção da obra contou com apoio da prefeitura, por intermédio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), e a divulgação - nacional e internacional - está a cargo do escritório do Macaé Convention Visitor Bureau.

Segundo Vavá, a descoberta dos pontos aprazíveis da serra, ainda desconhecidos da maioria da população, começou em 2001, com o desbravamento da floresta, e a reconstituição de trilhas e caminhos conhecidos por mateiros, além da cooperação de fazendeiros, que autorizaram a passagem por seu território. “Nesse trabalho, contei com a ajuda de minha esposa Érica, que também gerencia a Desema Turismo de Aventura (site: www.desema.com.br).

- São dezenas de cachoeiras, com acesso possível por carro, através de caminhos acidentados – off road – e complemento a pé. É o caso da Cascata de Córrego do Ouro, com uma queda d’água de 140 metros. No Sana, há diversas cachoeiras desconhecidas. Conduzimos os visitantes às ruínas de aproximadamente 20 cemitérios, próximos a antigas fazendas, em sua maioria, de café.Também constam do roteiro duas grutas localizadas em fazendas; uma, na São Miguel e outra na Bom Jardim, próxima ao Trapiche.

A Região, como mostram as fotos e o vídeo, é própria para atividades do turismo de natureza e aventura.

- O visitante tem a sua disposição equipes de instrutores que preparam os visitantes para a prática de qualquer modalidade esportiva, como o rafting (descida de balsa em corredeiras) no rio Macaé. Em Glicério, pratica-se o acqua ride. Dependendo da atividade, atendemos a grupos de 30 ou mais visitantes. Para a prática do rapel (descida de encostas) e o cascading (rapel dentro de cachoeira) atendemos no máximo a um grupo de cinco pessoas, porque são atividades que exigem de nós o máximo cuidado e atenção em relação ao praticante - explicou.

Marco Navega e Leonardo Anderson da Silva, responsáveis pelo escritório do Convention Bureau (CB) escritório de Macaé, apostam no potencial do município como destino nacional e internacional para a prática do turismo de natureza e aventura.

- A principal finalidade da atuação do Convention Bureau é atrair eventos para o município. Apoiamos a Desema, que cedeu, gratuitamente, para o nosso site as fotos de que dispõe. O livro, editado em português/inglês, é muito importante. O potencial de Macaé para o turismo de natureza e aventura é de fundamental importância para torná-lo destino do setor - disse Marco Navega. Certamente, a região tem uma rede gastronômica que será ampliada para bem atender os visitantes.

Navega falou do trabalho que o CB vem desenvolvendo. “A divulgação, que já estamos fazendo em feiras, exposições e congressos e junto às redes hoteleiras, é ferramenta essencial para alcançarmos o objetivo. Operadores de turismo se espantam com esse lado de Macaé, que não é conhecido, nunca foi mostrado, e reforça a afirmativa do gerente da Desema de que “Macaé não é só petróleo”. Competições esportivas nos rios, no mar, rallies, caminhadas e outras atividades são atrativos para o público que curte a natureza e a aventura”, disse Navega.

O secretário de Patrimônio Histórico (Semaph), Ricardo Meirelles, falou da Macaé desconhecida da maioria. “Esta obra é surpreendente, porque mostra uma cidade despoluída diferente da imagem de um céu cinzento que existe na cabeça da maioria das pessoas que imagina um mar manchado de óleo, o que não ocorre, devido aos cuidados que a Petrobras tem com o meio ambiente. O livro mostra que, além do mar verde e céu azul, e fortes corredeiras nas alturas, a cidade tem na serra uma floresta exuberante, com flora e fauna ricas, diversificadas. Uma natureza apropriada para quem sabe apreciar o belo e para os que curtem a aventura”, observou Ricardo.

Também prestigiaram o evento o presidente do Fumdec, Francisco Navega, e o secretário Executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga.