Luta greco-romana conquista medalhas inéditas em Jogos Pan-americanos

26/07/2007 17:29:53 - Jornalista: Catarina Brust

Os atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica, que treinaram em Macaé durante 11 dias antes dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007, conquistaram medalhas inéditas para o Brasil na luta greco-romana. Nesta quarta-feira (25), Luiz Fernandes, 26 anos, e o niteroiense Felipe Macedo, 25, ganharam as medalhas de prata na categoria até 96 kg e bronze até 74 kg, respectivamente. A modalidade está presente nos jogos desde 1951.

Durante a estada da Seleção Brasileira em Macaé, os atletas puderam contar com a infra-estrutura do setor de fisioterapia do Ginásio Municipal Maurício Bittencourt, do Hospital Público Municipal e do atendimento odontológico no Posto 24 horas da prefeitura. O treinamento foi realizado nas instalações da Guarda Municipal, na Academia da Praça Washington Luiz e no Clube dos Empregados da Petrobras – Cidade do Sol. Os atletas também fizeram fisioterapia no Instituto Saúde do Corpo.

Alunos de diversas escolas da rede municipal de ensino puderam acompanhar o treinamento da Seleção Brasileira em Macaé.

- O projeto de aclimatação para o Pan, sempre contou com o apoio do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, que é um grande incentivador do esporte na cidade. A estada da seleção em Macaé foi importante também para os jovens macaenses que conheceram um pouco mais sobre a luta olímpica, que não é só pancada como muitos pensam, mas que usa a flexibilidade do corpo e o raciocínio da mente - observou Décio Braga, subsecretário de Comunicação Social.

Com as conquistas das medalhas no Pan Rio 2007, Luiz Fernandes e Felipe Macedo garantiram vaga no Mundial da modalidade em Baku, Azerbaijão, em setembro. Fernandes disputou o ouro com o americano Justin Ruiz, perdendo por 7/0 e 3/0. Já Felipe Macedo dominou a luta contra o equatoriano Marcelo Mina desde o início, vencendo por 6/0 e 4/2.

As quatro atletas da Seleção Brasileira de Luta Olímpica que disputaram, nesta quinta-feira (26), as semifinais do estilo livre, não conseguiram vencer suas adversárias. Susana Santos (categoria até 48 kg), perdeu para a venezuelana Mayelis Caripa, por 3 x 0. Na categoria até 55kg Tonya Verbeek, do Canadá derrotou Joice Silva por 5 x 0. Esperança de medalha no Pan-americano do Rio, Caroline Cardoso não conseguiu vencer a cubana Cândida de Armas, perdendo por 3 a 0 na categoria até 63kg. Rosângela Conceição também perdeu para a americana Kristie Marano, na categoria 72kg por 3 a 1.