Macaé atinge meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

22/09/2008 16:59:51 - Jornalista: Genimarta Oliviera

A secretaria Especial de Saúde de Macaé supera meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e vacina 80.459 pessoas contra a rubéola. A Campanha, que teve início em agosto, foi destinada aos homens e mulheres de 12 a 39 anos e tinha como objetivo imunizar 95% da população nesta faixa etária, o que corresponde a 78.720 pessoas.

A gerente do programa de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Soraya Fernandes, disse que nas duas últimas semanas a população compareceu em massa às unidades e as equipes de saúde percorreram pontos estratégicos disponibilizando a vacina.

As pessoas que ainda não foram vacinadas contra a rubéola ainda podem procurar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas durante toda está semana. Soraya lembra que objetivo é eliminar a circulação do vírus que causa a rubéola e dessa forma, evitar a ocorrência da doença no país.

A rubéola também é altamente contagiosa e causada por vírus. Ela se manifesta por febre e manchas vermelhas pelo corpo. O quadro grave da infecção ocorre na gravidez, causando complicações como aborto, infecção crônica do feto e malformações congênitas, como doença cardíaca, surdez, catarata e alterações neurológicas com seqüelas permanentes.